Sistema online será implantado na rede municipal de ensino de São Carlos

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) em São Carlos uma reunião com as diretoras e secretárias das 09 escolas do município, no Auditório da Câmara de Vereadores.

Conforme a Assessora em Educação da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC – Locenir de Moura, “essa reunião foi realizada em função do Sistema Escolar implementado pela AMOSC já há alguns anos, e mais precisamente neste ano, foram implementadas novas funcionalidades online, tanto a questão da descrição da avaliação, a frequência dos alunos e o plano de aula dos professores. Estas novas funcionalidades foram solicitadas via secretários de educação e diretores, no sentido de os professores virem a incorporar este novo mundo tecnológico, ou seja, a inserção do professor no mundo tecnológico. Hoje não dá para fugir das novas tecnologias e os professores são os atores que precisam trabalhar com estas novas ferramentas. Acredito que irá facilitar o trabalho deles, tendo acesso online no seu planejamento de ação, lembrando que hoje temos já inserido no sistema a questão dos documentos curriculares de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e com o currículo de território, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental. Então, é uma nova inserção na região deste trabalho que é feito a partir do colegiado de educação e do trabalho desenvolvido pelo setor de informática da AMOSC”, frisou.

Roberto Delavi de Araújo, Técnico do Setor de Informática da AMOSC e responsável pelo Sistema Escola WEB, apresentou as novas funcionalidades aos diretores e secretários “para auxiliar no lançamento de notas, diário online, no planejamento do professor, assim, inserindo-o na área tecnológica e também ajudando a escola a repassar todas essas informações para os professores”, salientou.

A Orientadora Pedagógica da Secretaria de Educação de São Carlos Janete Maria Sander Giongo, destacou que o município possui estas informações que serão repassadas aos professores. “Teremos um período de adaptação até o final do ano, quando os professores poderão entrar em contato com esta ferramenta e tirar suas dúvidas. As direções das escolas estão à disposição dos professores para auxiliá-los e, a partir de 2020, adotaremos esta metodologia online do Escola Web na rede Municipal de Ensino de São Carlos”, completou Janete.

Para o Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron, este é um curso de muita importância para podermos informatizar as escolas da Rede Municipal. “Já temos hoje um sistema onde os professores podem fazer os lançamentos online e, ao mesmo tempo, poderão acompanhar as atividades de todos os alunos da rede”, completou Baron.