Museu Formosa do Sul apresenta exposição sobre benzedores do Oeste Catarinense

Mais de 300 pessoas já visitaram a exposição

Museu Formosa do Sul está com a exposição “No Quintal da Casa de Madeira: Saberes, fazeres e dizeres dos benzedores e benzedeiras do Oeste de Santa Catarina”. Entre ações educativas, com estudantes de Formosa do Sul e região, e visitantes, mais de 300 pessoas já passaram pelo local e conheceram um pouco mais sobre a cultura do benzimento.

“A proposta da exposição e mostrar que essa cultura existe ainda aqui é uma crença que faz parte da nossa realidade”, explica a diretora do Departamento de Cultura de Formosa do Sul, Fabieli Cella.

A exposição é do Museu Histórico de Pinhalzinho e foi adaptada conforme a realidade de Formosa do Sul. “Como não é uma exposição local, buscamos ajustar e diferenciar, para trazer mais para a nossa realidade”, ressalta. Foram gravados vídeos com benzedores do município, falando um pouco sobre como funciona, para apresentar durante a visita e após é realizada uma roda de conversa com um benzedor do município.

Após a apresentação no Museu, os visitantes são encaminhado para o Horto Municipal, onde podem conhecer a aprender sobre as plantas medicinais.

A ação educativa conta também com a parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente.  A exposição, que iniciou no final de maio, continua aberta para visitação por mais algumas semanas.