Parceria entre projeto rondon e grupo escoteiro

A operação Gilmar Gomes realizar-se-á entre 10 e 20 de julho em localidades selecionadas, sediadas na AMOSC, no Meio Oeste Catarinense. Em sua 16ª edição, a Operação NER-UDESC, presta justa homenagem ao Professor da Unidade de Ensino da UDESC no Oeste de Santa Catarina, falecido em fevereiro/2019, Gilmar de Almeida Gomes, entusiasta das operações NER-UDESC e defensor da natureza e da sociedade da Região Oeste Catarinense.

O Grupo de Rondonistas é composto por 8 jovens de diversos municípios catarinenses, cursos e instituições de ensino superior parceiras. As oficinas serão aplicadas na área urbana e rural do município de São Carlos, com assuntos selecionados pelas secretarias municipais, como Bullying, Prevenção ao uso de drogas, Mutirão de combate à Dengue, Pesquisa de mercado na feira do produtor, Cine Rondon, Oficinas SCFV, Formação de preço para produtores artesanais, Artesanato com material reciclável, Plantas Medicinais, Segurança no trabalho rural e uso de EPI’s, Separação do lixo, Compostagem, Educação sexual no contexto familiar para educadores e pais.

No sábado dia 13 o Grupo Escoteiro General Osório, com todos os ramos, se fez presente no Balneário de Pratas, na atividade de Mutirão de Combate à Dengue e conscientização da população, através de visita nas residências, distribuição de panfletos informativos e coleta do lixo.

No dia 16 ocorreu na Casa da Memória a Oficina sobre Acessibilidade (Libras e Braille), com o objetivo de eliminar barreiras na comunicação com pessoas surdas, através da Língua Brasileira de Sinais – Libras, e à pessoas cegas com o Sistema/escrita Braille, evento que contou com a presença dos jovens do ramo sênior e pioneiro, membros da Chefia e Diretoria.

Fala da Presidente Mirian Julia Kuiava Glufke:

Em 2016 a dirigente do Grupo Escoteiro General Osório e professora da UDESC Simone dos Santos Notafh providenciou a ida de dois jovens escoteiros Gabriela dos Santos e Gabriel Kuiava Glufke para a Operação Alto Vale em Ibirama-SC. Como mãe do Gabriel, fiquei feliz e grata com o convite e o carinho da Simone. Agora com o Projeto Rondon acontecendo em São Carlos-SC, senti o desejo e a necessidade de fazer para outros jovens escoteiros, o mesmo que recebemos da Simone. Fiz contato com a coordenadora do Projeto em São Carlos Sra. Angela Blatt a qual prontamente nos cedeu três vagas ao Sênior Julio César Ludwig, Matheus Henrich Stoffel e Crischiman da Silva e Silva e para a Pioneira Lívina Halmenschlager.  

Entendo que é uma experiência única para os jovens. Serão 10 dias de oportunidades para fazer novas amizades, conversar com universitários sobre cursos e profissões, visitar os diferentes segmentos do nosso município e despertar interesse à pesquisa e extensão, para quando chegarem à vida universitária terem interesse um participar novamente. Sou grata pela oportunidade que a UDESC deu ao Grupo Escoteiro, pelos jovens terem aceito este desafio (em pleno período de férias) e pelas famílias, por confiarem em nossa diretoria e permitir que seus filhos pudessem participar de mais esta atividade.

Depoimento do sênior Julio César Ludwig:

O Rondon me proporcionou uma experiência incrível, me mostrou como há necessidades na minha comunidade e de como uma maneira simples posso ajudar uma comunidade a melhorar. Os 10 dias no projeto estão transformando minha vida e proporcionado experiência que nunca pensei que fosse ter. Conviver com universitários de várias universidades e cursos diferentes tem um intercâmbio gigante de conhecimento e culturas diferentes. As amizades que fiz vou levar para vida e essa experiência vou ter orgulho de contar para as pessoas. Também queria agradecer ao Grupo Escoteiro General Osório por me proporcionar esta experiência, e à toda equipe de Rondonistas que foram maravilhosos.

Depoimento do sênior Matheus Henrich Stoffel:

Participar do Rondon foi uma das melhores coisas que já fiz. É muito gratificante ver esses universitários participando de projeto de extensão na tua cidade e é melhor ainda poder acompanhar a apoiar eles no desenvolvimento das atividades. Nesses dias a gente formou uma família onde todos se ajudam em prol da comunidade.

Créditos do texto: Janayne Sander Godoy e Marília Gabriela Klauck/ Assessoria de divulgação – 42° Grupo Escoteiro General Osório.