São Carlos recebeu mais uma etapa da formação continuada de professores da Educação Infantil

Aconteceu nesta quarta-feira (22) no Auditório Waldir Vicente Loeblein de São Carlos, a segunda e última etapa da Formação Continuada para professores da Educação Infantil 2019 dos municípios de São Carlos, Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Guatambu, Caxambu do Sul, Paial e Arvoredo.

Na primeira etapa, ainda no mês de março a Consultora em Educação Claudia Maria da Cruz encaminhou uma atividade de ambientalização, onde cada professor deveria executar uma experiência com seus alunos, e nesta quarta-feira, durante a formação, estas experiências de aprendizagem foram apresentados pelos professores através de fotos.

Para Claudia Maria da Cruz é um trabalho muito importante de formação continuada dos professores da Educação infantil, “que gente vem coordenando junto a AMOSC desde 2015 quando tivemos um trabalho de construção das Diretrizes da Educação Infantil, e a partir de 2016 iniciamos as formações visando a implementação de todas essas diretrizes. Este trabalho, cada vez mais se intensifica, se enriquece, e estamos tendo ótimos resultados. Hoje mesmo tivemos a apresentação de várias práticas dos professores e estamos vendo o quanto isto está impactando no dia-a-dia deles e nas realizações deles com as crianças. Então, é um trabalho que é continuado e ao mesmo tempo, traz aos professores várias ferramentas para melhorar, aperfeiçoar e ampliar sua prática pedagógica”, ressaltou Cláudia.

Já a Assessora de Educação da região da AMOSC, Locenir de Moura falou do encerramento deste ciclo de formação que já vem sendo realizada há mais de cinco anos com a professora Cláudia, “onde elaboramos uma diretriz da educação infantil da região. No ano passado nós adequamos esta diretriz, principalmente o mapa curricular da educação infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que vem referenciando a questão da educação e hoje encerramos um ciclo de formação. Sempre lembrando que a formação não acontece somente nestas paradas de formação com todos os professores. Ela acontece no dia-a-dia na escola, quando os professores sentam para planejar; quando se faz a discussão coletiva de um texto; ela retoma a formação naquele momento mais pontual. Então, ela deve ser continuada nesta perspectiva de aprofundamento lá na escola com os professores se reunindo, buscando novas leituras. É a partir daí que a gente vem aperfeiçoar e qualificar o trabalho lá nos centros de educação infantil”, concluiu Locenir.

A Coordenadora de Educação de São Carlos Janete Sander Giongo fez um agradecimento em nome da Secretaria Municipal de Educação e parabenizou a todos pelos trabalhos apresentados, destacando o que os nossos professores da rede Municipal apresentaram. São experiências de aprendizagem que em muito contribuem para o desenvolvimento do currículo da educação infantil que teve uma inovação baseado no interesse do aluno, naquilo que o aluno realmente precisa aprender para se tornar um cidadão que transforme a realidade e acredite num mundo melhor, e que também o pais tenham essa compreensão de que a educação está passando por uma mudança considerando o que é válido para o aluno aprender, mas baseado na BNCC.

Também participaram desta formação os professores dos primeiros anos para haver este diálogo entre os mapas de experiência da Educação Infantil com a BNCC do Ensino Fundamental, ou seja, os dois andam juntos. Então, este momento foi riquíssimo e daremos continuidade também a estes estudos na nossa rede municipal no segundo semestre”, finalizou Janete.