Projeto escolar de seleção do lixo está sendo um sucesso

Nesta edição dos Jardijogos, o público percebeu que foram instaladas cestas de lixeiras em pontos estratégicos do Ginásio Municipal de Jardinópolis. A iniciativa partiu do Projeto Educar para reciclar, desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves.

Segundo o diretor de esportes, Dalmir Favin, o resultado é positivo com relação à instalação das lixeiras no ambiente interno do Ginásio Municipal. “Calcula-se que mais de 70% do lixo gerado, numa rodada, é colocado nas lixeiras”, comenta.

Conforme a responsável pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Jones Balen, em sala de aula foram repassadas informações básicas sobre a importância de selecionar o material para reciclar. “O foco é conscientizar o estudante para ajudar nos cuidados com o meio ambiente e a reciclagem é uma ação prática desse projeto”, constata.

Na Escola Nucleada foram ampliados os pontos de coleta, com novas lixeiras. Todo o material, seja orgânico ou reciclável, é direcionado para um local correto. Com relação à questão pedagógica, algumas atividades de desenvolvimento criativo foram feitas com os estudantes. “Estimulamos que reaproveitassem objetos, como garrafas de plástico, para confecção de novos utensílios”, relatou.

Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro.