1ª Festa da cerveja de panela foi um sucesso

As cervejas artesanais cada vez mais vêm conquistando o mercado. Hoje, no Brasil a maioria das cervejas que são feitas com um processo especial e mais cuidadoso acabam sendo chamadas de cervejas artesanais, que são desenvolvidas focadas em qualidade e diferenciação, o que requer mais cuidado em sua produção.

Um momento para apreciar esse tipo de cerveja foi proporcionado no último sábado (20/04) com a 1ª Festa da Cerveja de Panela, no município de Serra Alta, o evento aconteceu no Centro Social Integrado contemplando um dos eventos comemorativos aos 30 anos de Emancipação Político-Administrativa de Serra Alta. A festa contou com 17 estilos de cervejas, mais uma cidra do Campeonato Sul Brasileiro de Cerveja. O público foi expressivo e pode apreciar além das cervejas as bandas WV Sound, Mamutes Sonoros e para finalizar a Banda Setentista.

Os estilos de cervejas que foram servidas foram: 40L Apá – Side; 50L Opa – Balzan; 30L Stout – Michel Mh; 50L Weiss – Balzan; 40L Pale Ale – Sinho; 60L Hop Lager – Nico; 90L Blonde Ale – Coletiva; 40L Weizenbock – Iuri; 20L Cidra – Cristian; 30L Souer – Juliano; 30L Pumpkin Ale – Caco; 40L Red Ale – Rangel Diogo; 30L Munick Dunkel – Puff e Ivan; 50L Amber Ale – Cris; 40L Witbier – João e Dani; 30L French Saison – Prof Jean Cco; 30L American Red – Ale Zonta; 30L Bock – Lucas. Ao todo foram mais de 700 litros de Cerveja de Panela.

Os organizadores agradecem a todos os cervejeiros e ao público que prestigiou o evento, tornando o mesmo um sucesso.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE ACONTECEU EM SERRA ALTA

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Alta realizou na terça-feira (09-04), a VII Conferência Municipal da Saúde com o tema central: Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. Uma temática que envolve diferentes significados, Saúde Pública como direito de cidadania, visando a superação das desigualdades, entre diferentes populações regionais.

Fizeram-se presentes na Conferência, Vice-prefeito Rafael Senhor; Secretários Municipais Jeferson Martini e Regina Lindemann, Coordenadora Geral da Conferência Rosilei Damo Perera, Sr. Sílvio Mocelin Presidente da Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho, vereadores, profissionais da Saúde, representantes da EEB La Salle e a comunidade em geral.

O Sistema Único de Saúde é uma das principais conquistas sociais, fruto da luta do povo brasileiro. Um balanço dos últimos 30 anos evidencia o quanto a situação de saúde do povo brasileiro melhorou após a criação do SUS.

Com a realização das Conferências Municipais de Saúde, espera-se ampliar a representação dos sujeitos participantes, melhorar a organização e o formato das etapas deliberativas, reduzir e qualificar o número de deliberações, e estrategicamente, aprovar prioridades, diretrizes e ações que possam influenciar e incidir na formulação dos Planos de Saúde e Planos Plurianuais para o período de 2019 a 2022. A palestra da tarde foi proferida pelo palestrante Nédio Luiz Conci.

 Segundo a Coordenadora Geral da Conferência Rosilei Damo Perera: “Hoje realizamos a VII Conferência Municipal da Saúde, um evento de grande importância para toda a população, uma vez que aqui conseguimos fazer o controle social do SUS, que é esse sistema que todo mundo utiliza e que é de forma universalizada. As propostas que saíram da conferência foi um momento muito rico, com discussão bem ampla sobre os três eixos da conferência, e o que mais causou impacto foi a questão do financiamento do SUS, que hoje o financiamento é praticamente todo ele a nível municipal, então o conferencista foi muito feliz nas colocações e a população presente conseguiu entender muito bem. Fechamos o dia de hoje com uma conferência que foi muito positiva para o município de Serra Alta”.