6ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Caxambu do Sul

A sexta edição da Conferência Municipal de Saúde de Caxambu do Sul foi realizada no dia 5 de abril no Centro de Convivência dos Idosos do município. Sob o tema Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS, as autoridades presentes e a população convidada, puderam observar demandas e visualizar mais alternativas para o fortalecimento dessa área tão importante para todos.

Em sua fala, o prefeito Glauber Burtet, em nome de toda a administração, ressaltou o quanto o município tem investido e se preocupado com a saúde dos caxambuenses. Destacou a aquisição de uma nova ambulância totalmente equipada e a o trabalho da secretaria de Saúde em zelar pelo atendimento de toda a população. “Nossa população tem acesso a um ótimo serviço de atendimento, sem demora e com todos os cuidados necessários para atender bem”, afirma.

Sobre o tema da Conferência, Burtet enfatizou a necessidade do debate para que a população e os profissionais da área compreendam melhor o funcionamento e o quanto são burocráticas as ações quando se fala em SUS, em saúde pública.
O secretário municipal de Saúde, Inédio Tomasi também elencou as prioridades do município com relação à saúde e aos desafios a serem enfrentados diante de um cenário pouco favorável às administrações municipais e estaduais de todo o país.

Dados estatísticos foram expostos aos participantes mostrando a evolução do trabalho positivo da Saúde nos últimos quatro anos. A aquisição de equipamentos e serviços diversos também foram destaque. “Temos feito um bom trabalho em prol da população e nosso objetivo é melhorar ainda mais, porém, é importante buscarmos juntos alternativas de melhorias e de como lidar com as dificuldades que temos diariamente e as futuras”, alertou o secretário.

A representante do Conselho Municipal de Saúde, Ana Carmelinda Santin também reforçou a mensagem de união entre toda a população pelo bem maior, a saúde. “Temos que estar todos juntos nisso, muitas dificuldades estão por vir e não podemos retroceder, com a saúde não é assim que funciona”, afirmou.

O tema da conferência foi ministrado por Geísa Muller de Oliveira, diretora-executiva do CIS-Amosc. Os participantes também debateram pontos em grupos com explanações e propostas ao coletivo.

Legenda: Profissionais da área e população participaram do debate
Créditos: Patrícia Duarte Oro/Prefeitura de Caxambu do Sul.