Professores iniciam nova etapa de formação

Na última sexta-feira (22) Formosa do Sul sediou o primeiro encontro da nova etapa do curso de formação continuada para professores da Educação Infantil. O curso vem sendo realizado para todos os municípios da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) desde 2015. O curso conta com a parceria da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e vem sendo ministrado desde seu inicio pela pedagoga e consultora do Ministério da Educação (MEC), Claudia Maria da Cruz.

Participaram desta primeira etapa todos os professores da Educação Infantil de seis municípios da região da AMOSC sendo: Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Jardinópolis, Santiago do Sul e União do Oeste. Ao todo foram 96 educadores que participaram desta primeira etapa do curso. A próxima etapa esta agendada para 20 de maio.

Neste primeiro encontro, a professora Claudia trabalhou os vários ambientes e materiais usados em sala de aula e a importância de cada um na construção do conhecimento além de abordar a neurociência na educação infantil instrumentalizando o professor pra atuar na sala de aula.

A Assessora em Educação da Amosc, Locenir Tereza de  Moura Selivan, esteve presente no encontro e explica que o objetivo da formação continuada aos professores da educação infantil é gerar conhecimento que possa ser colocado em prática. “A formação só é valida quando o professor consegue sair da formação e por o conhecimento em prática, o professor se vê nessa formação e isso traz a diferença nos espaços de aula e ambiente escolar no geral”, destaca Locenir.

A secretária municipal de Educação, Marines Moresco, afirma que o conhecimento adquirido pelo professor durante a formação e posteriormente colocado em prática tem fundamental importância na formação das crianças como cidadãos. “Toda vez que oferecemos oportunidades para a criança brincar estaremos exercitando na infância as capacidades que irão utilizar no futuro como: conhecimento, autonomia, diversão e aprendizagem”. Marines destaca ainda que a formação é de um aprendizado significativo que contribui para os profissionais da área de educação Infantil.

Texto e Fotografia: Jornalista Ana Cláudia Tasca.