Nesta semana a comissão organizadora da 3ª edição do Pé na Trilha de Formosa do Sul, realizou a entrega das doações arrecadadas durante o evento. Foram arrecadados aproximadamente 190 kg de alimentos não perecíveis e 140 kg de ração para animais, além de centenas de esponjas e escovas de dente como material reciclável, materiais de escrita, livros de literatura e roupas.
O material foi arrecadado em uma das tarefas que as equipes deveriam cumprir para arrecadar pontos extras da trilha. Todo o material foi pré-selecionado pela comissão organizadora e doado para instituições da região de proteção aos animais e auxílio a famílias em situação de rua.
Os alimentos não perecíveis, roupas, materiais recicláveis e matérias de escrita foram doados para a ONG Viraliza Sorrisos de São Lourenço do Oeste. A ONG é voltada para o auxílio a famílias em situação de rua e miséria, atuando no Brasil nas regiões oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, além de possuir projetos no exterior voltados para crianças de rua.
Os 140 kg de ração para animais foram divididos entre a Fênix de São Lourenço do Oeste e a protetora Gio Furlanetto de Formosa do Sul. A Fênix é uma associação protetora de animais que atua com o recolhimento de animais abandonados, realiza cuidados básicos de higiene e saúde e os disponibiliza para a adoção responsável. A formosense Gio Furlanetto faz um trabalho próprio e voluntário no município, acolhendo animais de rua e encontrando lares para os mesmos além de auxiliar moradores do interior do município que possuem diversos animais e não tem condições de manter os mesmos.
Os livros de literatura foram contabilizados em mais de 165 e divididos entre a Biblioteca Livre Flor de Margarida e a Biblioteca Pública Municipal Hélio Antônio Faresin ambas localizadas no Departamento Municipal de Cultura. Para pontuar cada equipe deveria trazer um livro apenas, porém a arrecadação foi além do esperado.
Texto: Jornalista Ana Cláudia Tasca.