Colegiado de cultura se reunem na AMOSC

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura reuniu-se na primeira reunião anual de trabalho. O primeiro momento das discussões tratou sobre a Experiência do município de Chapecó da implantação da nova Lei nº 7.196 de outubro de 2018 que reestrutura a legislação que cria o Arquivo Público Municipal. Este tema foi apresentado pela Arquivista do município e foi discutido de forma integrada entre os Colegiados de Procuradores Jurídicos e de Dirigentes de Cultura.

O Processo Eletivo do Conselho Estadual de Cultura também esteve em pauta e foi repassado algumas orientações pela Conselheira Neyla Caramori. O colegiado definiu realizar um Fórum Intermunicipal de Cultura para eleger representantes da Sociedade Civil, os quais irão fazer parte da próxima etapa regional e Estadual conforme regulamento da Portaria nº 104 de novembro de 2018. O Fórum Intermunicipal de Cultura será realizado dia 28 de março no município de São Carlos integrando 18 municípios da AMOSC. Os municípios de Chapecó e Pinhalzinho irão realizar Fóruns Municipais.

Outros temas discutidos foram: calendário regional das programações culturais; IX Fórum Catarinense de Cultura; experiências de cultura desenvolvidas nos municípios e fóruns de discussões para elaboração dos planos de cultura.

Nova Diretoria:

A nova diretoria do Colegiado está composta por Cristiane Honorato da Fonseca, Diretoria de Cultura de Guatambu – Coordenadora Geral; Ana Claudia Hoffmann Pontel, Diretora da Fundação Cultural de São Carlos – Vice-Coordenadora; Sandra Solivo, Diretora de Cultura de Nova Erechim – Secretaria Geral e Fabieli Cella, Diretora de Cultura de Formosa do Sul – Primeira Secretária.

Planejamento 2019: Inventário Cultural municipal; Sistema de dados da área cultural; Calendário das programações culturais da região; Capacitação sobre monitoramento e avaliação dos planos municipais de cultura; Participação no IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura; Formações continuadas: bibliotecas, arqueologia, legislações na área cultural.

A coordenadora eleita, Cristiane H. Fonseca ressaltou a importância que tem o papel do colegiado de cultura para o desenvolvimento e fortalecimento da área na região. Destacou que “cultura, além de fazer parte da construção do ser humano, de uma comunidade e região, também tem um potencial de destaque no desenvolvimento da economia”.