Presidente da AMOSC cumpre audiência no ministério da agricultura em Brasília

O Prefeito de Pinhalzinho e Presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – (AMOSC), Mario Afonso Woitexem (Cena), cumpriu extensa agenda na capital federal em Brasília. Além de encontro com a frente parlamentar catarinense buscando emendas coletivas para os municípios da região o principal ponto foi questão da importação de leite que impacta na economia regional.

Nesta quarta-feira (20/02) acompanhado de uma comitiva de prefeitos, estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em audiência  
com a Chefe da Assessoria Parlamentar, Sra. Rosimeire Fernandes e Sra. Ana Lúcia Gomes, Diretora da Secretaria de Assuntos Internacionais.

Na oportunidade foi entregue ao MAPA uma moção solicitando para que haja  intervenção do Governo Federal no sentido de restringir, limitar ou taxar a importação do leite da Nova Zelândia, União Europeia, Argentina e Uruguai, o que está causando uma concorrência economicamente desleal com o produto nacional, enfraquecendo desta forma toda a cadeia produtiva do leite.

A comitiva da AMOSC esteve representado pelos Prefeitos de Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Guatambu, Jardinópolis, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Santiago do Sul, São Carlos e Sul Brasil.

Segundo o Presidente Cena a audiência foi muito proveitosa pois além de demonstrar com dados a situação e a importância da bacia leiteira do oeste catarinenses, também foi informado aos prefeitos que o Governo Federal já emitiu um Decreto que entra em vigor dia 22 de março, sobretaxando a importação do leite da União Europeia e Nova Zelândia. Em relação ao leite vindo do Uruguai e Argentina a situação é um pouco mais complexa, pois existem acordos comerciais firmados entre os países por conta do Mercosul. A Chefe da ASPAR se comprometeu a responder de forma oficial a moção apresentada pela AMOSC bem como todas as medidas que estão sendo tomadas pelo MAPA no sentido viabilizar a cadeia produtiva do leite não só na geração de negócios e empregos, mas também no controle do êxodo rural.

A comitiva também esteve no Ministério do Turismo onde foram recebidos pelo Diretor de Infraestrutura Turística Sr. Marcelo Moreira, entregado exemplar da revista “Vale das Águas”, onde mostra o potencial turístico dos municípios da AMOSC e solicitaram que o Governo Federal passe a olhar em termos de investimento turístico para o oeste catarinense, não somente no litoral onde estão concentrados os atrativos turísticos já consolidados.