Agricultores aprendem a administrar seu negócio rural

O governo municipal de Formosa do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SEBRAE, realizou na última sexta-feira (15) o curso Fluxo de Caixa na Atividade Rural. Participaram do curso 10 pessoas entre proprietários e filhos de produtores rurais interessados em compreender e a gerenciar o fluxo de entrada e saída do dinheiro da propriedade rural.

O curso proporcionou aos participantes o conhecimento para garantir a gestão eficiente das propriedades rurais abordando temas como gerenciamento das finanças, controlar entradas e saídas de recursos financeiros da empresa rural além de orientar as decisões baseadas nas informações financeiras. O curso também possibilitou aos participantes a melhorar o relacionamento e o profissionalismo destacando a importância e como poupar e realizar analises de resultados dos investimentos da propriedade.

O instrutor do SEBRAE Valdir Airton Ramthum, explica que o objetivo do curso é de preparar os produtores rurais para entenderem o fluxo de caixa em suas propriedades. “Através de controle financeiro eles podem controlar a entradas e saídas do dinheiro em sua propriedade para que possam distribuir seus recursos de maneira correta e consequentemente administrar ainda melhor suas propriedades”, destaca.

Rafael Troiani foi um dos participantes do curso. Ele trabalha na propriedade dos pais e afirma que irá aplicar os conceitos adquiridos com o curso em sua propriedade. “busquei o curso para aprender administrar e saber como investir os recursos na nossa propriedade”, destaca o jovem.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vinícius Nolasco, as capacitações oferecidas pela secretaria tem o objetivo de contribui diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar do município. “Estamos viabilizando diversos cursos para os produtores rurais do município para que tenham um melhor controle da sua atividade garantindo sua sustentabilidade no campo”, ressaltou Nolasco.

Técnicos e a engenheira agrônoma da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a também participam do curso. De acordo com Nolasco o objetivo da participação dos técnicos é capacitar estes profissionais para que possam auxiliar os demais agricultores do município na gestão de suas propriedades e fomentar o empreendedorismo rural.
 
Texto e Fotografia : Jornalista Ana Cláudia Tasca.