Secretaria de Educação realizou trabalhos com equipe da rede municipal

A Secretaria de Educação de São Carlos em parceria com o SICREDI – Alto Uruguai, através do Programa A União Faz A Vida realizou na última sexta-feira (01) palestras direcionadas as equipes gestoras, professores, estagiárias, auxiliar de serviços gerais e motoristas da rede municipal de Educação.

Na abertura do evento, esteve presente o prefeito Rudi Miguel Sander, vice-prefeito e secretário da Saúde Kelen Giongo e o Secretário de Educação Sadi Baron.

Foi um evento que marcou o início do ano letivo. Após os pronunciamentos, o Secretário Sadi falou da importância deste momento, principalmente com a participação da AMOSC e dos Bombeiros, ressaltando a importância do servidor público. “É importante a gente prestar um trabalho de excelência, e para isso precisamos ter um comprometimento com a questão pública, fazer da educação uma questão estratégica. Outra questão fundamental que trabalhamos com nossos profissionais além da teoria, é a prática. Nós como servidores, temos que dar o exemplo, e a nossa prática do dia-a-dia, seja para a sociedade, seja para os alunos, nossa forma de agir e de ser é determinante para que a gente possa de fato construir uma sociedade melhor com novos valores, com novos princípios baseado na ética pública, no trabalho coletivo, e principalmente a valorização da educação. Então, foi um momento muito importante. Temos ainda um conjunto de atividades até o dia 11, quando serão retomados os trabalhos do ano letivo”, completou Baron.

Após, a Administradora de Recursos Humanos – RH da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC, Marta Frizon palestrou sobre a importância de ser professor, de fazer a diferença em sala de aula, como seres humanos. “Devemos ousar, correr riscos e fazer sempre o melhor que pudermos naquilo que estamos fazendo no momento”.
Em seguida, o Sargento do Corpo de Bombeiros de São Carlos Juliano Meneghetti de Aguiar juntamente com o Bombeiro Civil Fábio Kaiser tiveram uma conversa com toda equipe focando em primeiros socorros para casos de engasgamento, desmaios, parada cardiorrespiratória, convulsão, fraturas e picadas de animais peçonhentos. “Repassamos orientações gerais de como proceder caso ocorram emergências com as crianças”, frisou.

Segundo o Sargento Aguiar, existe uma lei de n° 18.722/2018 que obriga os profissionais da educação a terem uma capacitação de primeiros socorros. “A Lei Lucas é uma homenagem ao menino Lucas que faleceu vítima de engasgamento com lanche. Para nós, Bombeiros, quanto mais pessoas tiverem este treinamento, melhor”, concluiu.
Após todas as atividades da tarde, o programa A União Faz a Vida entregou um mimo a todos os presentes.