Lançamento do Livro de Experiência da Educação Infantil marca Assembleia da AMOSC

Os Prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – Amosc, estiveram reunidos em Assembleia Geral nesta segunda-feira (26/11) no Plenário da Reitoria da Unochapecó, onde foram recepcionados pelo Reitor Cláudio Alcides Jacoski.

Na pauta vários assuntos foram discutidos, tendo como destaque a apresentação da Lei de Responsabilidade Territorial de Santa Catarina, onde Ademir Roque Sander, Diretor de Parcelamento do Solo e Meio Ambiente do CRECI/SC, fez uma ampla explanação da legislação, onde define que a Lei 17.492/18 dispõe sobre a responsabilidade territorial urbana, o parcelamento do solo, e as novas modalidades urbanísticas, para fins urbanos e rurais.

O Assessor Tributário AMOSC Luciano Deon apresentou o resultado dos mais de noventa recursos apresentados junto a Secretaria de Estado da Fazenda durante o ano, mostrando a importância do trabalho para o incremento do retorno do ICMS aos municípios filiados no próximo exercício.

O Diretor Técnico Jorge César Drews, apresentou aos prefeitos a nova sistemática de atendimento da Engenharia, Arquitetura e Agrimensura, especialmente no tocante a elaboração de projetos das respectivas áreas e de interesse dos municípios, bem como a constituição do Colegiado específico com vistas a unificar procedimentos e orientações, especialmente quanto a aprovação de projetos.

Na oportunidade foi avaliado positivamente pelos prefeitos o curso realizado em parceria com os SEST/SENAT, onde foram capacitados 226 motoristas e operadores de máquinas das prefeituras, com foco no treinamento da condução econômica e manutenção preventiva.

Livro de Educação Infantil

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) lançou, o “Livro de Experiências de Aprendizagens da Educação Infantil”, integrado as comemorações do cinquentenário da entidade, que ocorreu durante o Seminário Regional de Educação Infantil, realizado no Salão Nobre da Unochapecó, para professores de educação infantil, secretários de educação, diretores de escolas, orientadores e coordenadores pedagógicos e alunos da graduação.O Seminário contou com a parceria da UNOCHAPECÓ e UFFS e o apoio do Colegiado de Secretários Municipais de Educação, Comissão Regional do Livro e do Grupo de Trabalho da Educação Infantil. Durante o seminário a palestrante Maria Carmen Silveira Barbosa explanou sobre Educação Infantil: Direito de a aprender e a viver a infância, contou com a coordenação da mesa pela professora Andrea Simões Rivero da UFFS e na sequência seguiu-se com Relatos de Experiências de Aprendizagem da Educação Infantil, apresentado por professores e equipes pedagógicas de alguns municípios da região com a mediação da professora Claudia Cruz.

Para dar continuidade ao trabalho de formação continuada de professores na região da Amosc, foi realizada uma seleção de experiências de aprendizagem da educação infantil com o objetivo de compartilhar as práticas pedagógicas desenvolvidas a fim de promover o fortalecimento desse atendimento em atenção ao direito à educação na primeira infância, bem como estimular boas práticas nesta etapa do ensino. A partir dessa seleção nasceu a ideia do livro ressaltou a assessora de educação da Amosc Locenir Tereza de Moura Selivan.

De acordo com o presidente da Amosc, Rudi Miguel Sander, este trabalho selecionou duas experiências em cada um dos 22 municípios de abrangência da associação. “As experiências contemplaram práticas da educação infantil desenvolvidas com crianças de zero a três anos de idade e também de quatro a cinco anos”.

A força da Amosc ficou evidente desde as primeiras ações concretas, destacando em 1968 a campanha pela implantação da rodovia BR-282, obra que consolidou a definitiva integração territorial catarinense e na década de 70 a criação da Fundeste que hoje é a mantenedora da Unochapecó. A educação sempre esteve no DNA da Amosc destacou o prefeito de Chapecó Luciano José Buligon.