Cemitério Municipal recebe limpeza após Finados

Após a celebração do Dia de Finados, na ultima sexta-feira (9), a Sala de Situação e a Vigilância Sanitária de Formosa do Sul realizou intensa limpeza no Cemitério Municipal. O objetivo foi de eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta limpeza foram removidos todos os materiais com possibilidade de vir a tornar-se um criadouro do mosquito. Os materiais recolhidos foram separados encaminhados a destinação correta.

A Vigilância Sanitária recomenda alguns cuidados para pessoas que desejam homenagear com flores seus entes queridos, independente da ocasião, sem correr o risco de proliferação de criadouros do mosquito. Uma é optar por flores em vasos de com furos na parte inferior e sem embalagens plásticas. Ao optar por flores artificiais, é importante que sejam retiradas as embalagens plásticas que envolvem os vasos, pois estas embalagens tendem a acumular água. Além destes cuidados é necessário ter atenção com furos em lápides ou jazigos que surgem com tempo. A orientação é para que estes furos sejam tampados.

Desde o início deste ano, Vigilância Sanitária registrou 26 focos do mosquito no município. Diante desse cenário Formosa do Sul é considerado um município infestado. Para amenizar a situação estão sendo realizadas diversas ações de prevenção e combate ao mosquito. No mês de junho, por exemplo, foi realizada uma Força Tarefa com o apoio da Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica Estadual. Neste mês de novembro, nos dias 26 a 30, será realizada a semana de mobilização e dia D contra a Dengue com o objetivo de eliminação e adequar possíveis criadouros do mosquito.

Texto; Jornalista Ana Cláudia Tasca
Fotos em anexo: Arquivo Vigilância Sanitária