Formatura do Proerd é realizada em Santiago do Sul

Aconteceu na noite da sexta-feira (09), no ginásio municipal, em Santiago do Sul, a formatura da turma do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Estiveram presentes, o prefeito Julcimar Lorenzetti o Vice-prefeito Vanildo Valcarengui, Comandante da Polícia Militar de Santiago do Sul PM José Carlos de Lima, Comandante da 5ª CIA do 2º BPM/Fron, Capitão Vilmar Rosa, Sub- tenente Davi, Cabo Zorzi, e  Soldados Xavier e Debastiani, Secretário da Educação Juliano João Somavila, Diretora da Educação Andreia Casagrande , Assistente Técnico Pedagógica Leila Daiana Tardetti, instrutores da Polícia Militar, SD Assuero e Romanini, professoras Cleidiane Marmentini e Clesiana Ferrari Comachio, alunos, pais e familiares.

De acordo com o Secretario Juliano, ao todo foram 33 alunos, das turmas do 5º ano, das professoras Cleidiane Groli Marmentini e Clesiana Ferrari Comachio que receberam seus certificados. “O Proerd é coordenado pela Polícia Militar e temos uma grande satisfação em receber estes profissionais na escola, porque a gente sabe que, futuramente, vai refletir nos nossos alunos. É um ótimo programa, que aborda o tema das drogas lícitas e ilícitas e vem dando um bom resultado”, destaca.

O Capitão Vilmar Rosa explica que  quando assumiu a 5ª CIA, tinha por objetivo desenvolver o PROERD, nos nove município de abrangência, e isso é realidade, neste ano de 2018 irá formar 600 alunos.. “É um programa que serve para a orientação das crianças, para que não usem drogas. Inicialmente, era um programa aplicado só para a resistência às drogas. Hoje, ele já abarcou também a violência. Então, são orientações para crianças e adolescentes, para que eles tenham a consciência de que a droga não faz bem à saúde, sejam elas lícitas ou ilícitas”, afirma.

Também o prefeito Julcimar Lorenzetti, destacou a importância desta ação e parabenizou a Polícia Militar, escolas e alunos. “O Proerd é algo de extrema importância, porque a situação dos entorpecentes está muito presente na nossa sociedade e é importante que a gente se preocupe com isso e crie ações preventivas, faça a parte de conscientização das nossas crianças e adolescentes, para que eles não estejam tão vulneráveis a este problema tão sério que são as drogas”, frisou.