Realizada VI Conferencia Municipal da Criança e do Adolescente

O Departamento Municipal de Assistência Social de Formosa do Sul realizou, na última quinta-feira (18), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos e contou com a presença de autoridades, adolescentes e comunidade em geral totalizando cerda de 80 participantes.

O tema da conferência foi “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”. Conforme o material orientador a escolha desse tema central foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, apesar de diversos avanços ainda é um desafio a ser enfrentado. O objetivo da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi oportunizar aos representantes da sociedade civil e governo o diálogo sobre políticas públicas voltadas a infância e a adolescência no município e no país.

Durante a conferência os participantes fizeram uma avaliação das metas e propostas do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente e sugeriram novas propostas para executar em nível municipal, estadual e federal. Foram eleitos também quatro delegados: um conselheiro de direito governamental, um conselheiro de direito não governamental, um adolescente e um conselheiro tutelar para participar da etapa estadual da conferência.

As atividades foram coordenadas pelos profissionais do Centro e Referência de Assistência Social – CRAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Formosa do Sul com a participação dos adolescentes que participam do projeto Adolescente Multiplicador.