Sociedade discute políticas públicas para o público infantojuvenil

Na quinta-feira (18) foi realizada em Jardinópolis a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, envolveu os municípios de Irati e União do Oeste. O evento foi pautado pelo tema nacional: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Orientou o encontro, a palestrante e assistente social Roselaine Camatti. Ela salientou que para cada direito é atribuído um dever ao menor. “Cito como exemplo, o direito de estudar em escola com qualidade, nessas circunstâncias, o dever é estudar com afinco e dedicação”, explica.

Camatti fez uma defesa ao trabalho de proteção em rede, ou seja, interligado entre os diferentes setores, social, saúde, educação, esporte e Ministério Público. “O sistema de garantia de direitos e proteção integral possui atores que devem estar conectados para a promoção e efetivação dos direitos”, salientou.

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (Cmdca) de Jardinópolis, Jussara Castaldello, é um compromisso do Conselho e da sociedade discutir políticas públicas para o público infantojuvenil. “O objetivo geral foi avaliar as ações desenvolvidas e propor novas para a implantação da política e do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes”, explicou.
Participaram da Conferência membros da sociedade civil e governamental, com destaque para representantes das próprias crianças e adolescentes dos três municípios, com participação ativa nos grupos de debate e na plenária.

Ao representar o Poder Executivo de Jardinópolis, o vice-prefeito Albino Kuskoski destacou a importância de proporcionar um espaço democrático para a discussão dos problemas existentes e possíveis soluções para o público infantojuvenil. “Parece que os valores morais estão se invertendo na sociedade atual, exemplo é o constante uso de drogas”, enfatiza com preocupação o vice-prefeito.
Entre as autoridades presentes na Conferência, o prefeito de Irati Neuri Meurer e o vice-prefeito Alcir Ferrari, o chefe de gabinete de União do Oeste Pedro Trentin, o secretário de assistência social de Jardinópolis Darci Pansera e os vereadores Ademir Dariva, Ivacir Moterle e Valdomiro Kuskoski.

Mais fotos: www.jardinopolis.sc.gov.br