Contação de histórias abre atividades da Semana da Criança

Os estudantes da Escola Nucleada Municipal Castro Alves e do Centro de Educação Infantil Valmor Domingos Alberti de Jardinópolis participaram de uma atividade de contação de histórias, nessa segunda-feira (8). A brincadeira aconteceu com a participação da equipe da Duavesso Cia do Teatro de Chapecó e faz parte da programação especial da Semana da Criança, organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação de Jardinópolis.

Conforme a diretora de Educação, Franciele Cichaczewski, o objetivo da contação de histórias, intercalando com interpretações teatrais dos artistas, é estimular a atividade imaginária e lúdica da criança. “De forma mais branda, mensagens subliminares como obedecer aos pais, não jogar lixo no chão e fazer os deveres de casa foram transmitidas aos alunos”, explica.
A diretora comenta que a contação de história é importante para o ensino aprendizagem da criança. Por meio desse processo é possível desenvolver o imaginário, a fantasia e o desenvolvimento de habilidades, sejam: intelectuais, criativas e motoras. “Dessa forma, colabora para construção de novas ideias e de uma leitura de mundo mais ampla e significativa”, ressalta.

Mais programação
Estudos científicos comprovam que o brincar é um dos estímulos essenciais para a criança desenvolver a capacidade intelectual. O estudioso e pediatra Donald Woods Winnicott defendeu a tese de que brincar é algo além de imaginar e desejar, brincar é o fazer.
Nesse sentido, a Secretaria de Educação proporcionará, nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, um parque com brinquedos infláveis no Ginásio Municipal.  O público-alvo será de crianças do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, e Educação Infantil, Creche e Pré-escola.
Essa programação de atividades especiais acontece, porque sexta-feira, dia 12 de outubro, é o dia da criança.

Mais fotos: www.jardinopolis.sc.gov.br