Santiago do Sul conquista 4ª colocação do Estado no IDEB 2017

Nesta semana passada foram divulgados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos. O município de Santiago do Sul, o menor do Estado com apenas 1.317 habitantes, conquistou a quarta melhor colocação de Santa Catarina no IDEB, com pontuação de 7,6 nos anos iniciais.

O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil. Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar.

O índice varia de 0 a 10. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas deverão contribuir em conjunto para que o Brasil atinja a meta 6,0 em 2022 o mesmo patamar educacional da média dos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com os resultados do IDEB, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.

RANKING DAS CIDADES COM MELHOR COLOCAÇÃO – ANOS INICIAIS (REDE PÚBLICA)

Angelina 7,7 Luzerna 7,7 Irineópolis 7,6 Santiago do Sul 7,6 São João do Oeste 7,5 Peritiba 7,4 Anchieta 7,4 Riqueza 7,3 Saltinho 7,3 Treze Tílias 7,3 Iporã do Oeste 7,3 Itapiranga 7,3.