Cuidadores tem encontro com a participação dos familiares

Na tarde desta segunda-feira (27) o grupo de Cuidadores de Formosa do Sul realizou encontro com a participação dos familiares. O objetivo do encontro foi de confraternização, conhecimento, socialização e troca de experiências, com os colegas de grupo e seus familiares.

A tarde teve uma roda de conversa com a psicóloga Kátia Raquel Saúdo e com a assistente social Daiane Scalcon, que trataram sobre diferenças entre cuidar e ser cuidado, de acordo com situações vivenciadas pelos participantes.

Oneide Tressoldi participa do grupo a cerca de dois anos. Junto com seu marido, Oneide cuida de seus sogros e destaca que a participação no grupo, fortalece no cuidado com o outro. “Durante este tempo aprendi muitas coisas, não só como cuidar deles mas também como nos cuidar para estar sempre bem para cuidarmos do outro”. Oneide destaca a importância do respeito no trabalho de cuidador. “O mais importante é saber conversar e ter respeito dentro da família, assim o trabalho se torna mais simples”, afirma.

A sogra de Oneide, dona Maria Tressoldi afirma ter gostado do encontro. “Eu gostei muito porque aprendemos que não é porque eles são responsáveis com nós que devemos nos acomodar, mas sim que juntos podemos cuidar um do outro”, ressalta.

O grupo

O grupo de Cuidadores é formado por pessoas que cuidam de idosos, pessoas acamadas e pessoas com deficiência. O trabalho iniciou em 2013 e é coordenado pelo Departamento Municipal de Assistência Social. O grupo realiza encontros mensalmente com o objetivo de proporcionar aos participantes um momento de descontração, autoajuda, escuta e de terapia.

Texto e fotos: Jornalista Ana Cláudia Tasca.