Programa LIDER soma esforços para potencializar o desenvolvimento regional

O Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) teve início nessa semana, em Chapecó. Essa primeira etapa contou com encontros de 12 horas e reuniu empresários, gestores municipais e representantes de entidades e instituições.  

O programa LIDER estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Durante o evento, o prefeito Luciano Buligon mencionou a importância da iniciativa ao realçar a organização para desenvolver o potencial do território. Destacou que Chapecó faz parte de uma região que precisa, acima de tudo, estar em sintonia com o desenvolvimento. “Nosso território representa a região que mais se desenvolveu no Estado. O oeste é a maior região produtora de proteína animal do mundo. Passamos por grande dificuldade e nos últimos 50 anos experimentamos um grande crescimento. Precisamos levar a sério esse programa que é liderado por uma entidade que tem no seu DNA a articulação e o desenvolvimento. Fico feliz em participar desse movimento que fortalece a união da região. Precisamos criar lideranças com a característica do oeste”.

Para o presidente da Amosc e prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, a iniciativa marcará história que será escrita para planejar os próximos 50 anos. “Essa parceria com o Sebrae é estratégica e envolve um trabalho de forma participativa com os 22 prefeitos da associação. Precisamos criar uma visão de futuro para essa região tão esquecida por nossos governantes. Nossa associação foi fundada em 1968 e queremos somar com as iniciativas juntamente com entidades públicas e privadas com o propósito de unir esforços e utilizar recursos para melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem no oeste”.

O vice-presidente da Facisc, Antonio Rebelatto, observou que o LIDER potencializará o desenvolvimento regional e fortalecerá ainda mais o associativismo – marca forte no oeste. “Teremos crescimento econômico e social de forma integrada e sintonizada”.

Segundo o coordenador regional do oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o programa qualificará e integrará as lideranças regionais, além de oportunizar a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. “Ao final dos oito encontros, com duração aproximada de oito meses, teremos uma agenda consolidada para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança formada por prefeitos e outras lideranças do oeste”.

As atividades foram conduzidas pelos facilitadores Luiz Ricardo de Souza e Mirian Hippler Gassen e contaram com o acompanhamentodo consultor de articulação do LIDER, Ricardo Klein, e da gestora local do programa, Carolini Demerteko. O evento também teve a participação da professora da Unoesc Chapecó, Dra. Márcia Regina Sartori Damo, que apresentou uma breve contextualização das ações de promoção do desenvolvimento regional desenvolvido pela Amosc.

METODOLOGIA

A fase operacional do LIDER conta com oito encontros com carga horária mensal de 12 horas. Os encontros regionais cumprirão oito etapas: construção da coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada da mudança, desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, escolha do futuro da região, formulação de estratégias de desenvolvimento, elaboração do plano de ação e institucionalização e governança do desenvolvimento da região.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional