Lideranças conhecem empresa de reciclagem em Irati

Na manhã desta quarta-feira (1º/8), uma equipe do Governo Municipal de Jardinópolis visitou a Empresa Recicleplas Serviços de Coleta em Irati. No local é processado o material reciclável coletado em Jardinópolis e mais nove municípios da região, além de empresas privadas.
Conforme o empresário Claudir Stedille, a empresa processa, mensalmente, em torno de 40 toneladas, entre papel, plástico e metais. Trabalham na seleção, sete funcionários. Após prensado, o material fica pronto para comercialização. “O que não é aproveitado, nós encaminhamos para o aterro sanitário no município de Xanxerê”, relata.

Na cidade de Jardinópolis, a coleta pública do material reciclável é feita todas as terças-feiras de manhã. A população é orientada a colocar o material, nas proximidades das lixeiras, sempre no final da tarde de segunda-feira.
Stedille comenta que tem aumentado a captação de lixo reciclável na cidade de Jardinópolis, nos últimos meses. A orientação é para aprimorar a seleção na casa de cada família. “É importante direcionar plásticos, metais e papeis em sacolas exclusivas, ou seja, separadas do lixo orgânico”, explica.
A população da área urbana de Jardinópolis tem recebido, por diversas vezes, orientação para separar o lixo. A comunicação é feita via rádio e redes sociais, semanalmente.

De acordo com o prefeito Dorildo Pegorini, o município proporciona a coleta e disponibilizou novas lixeiras, por meio da Secretaria de Saúde. “O êxito da seleção do lixo depende de todos, começando nos órgãos públicos, escolas, empresas até nossas casas”, ressalta.
Participaram da visita à Empresa Recicleplas, o prefeito Dorildo Pegorini, o secretário de saúde Mauro Risso, o presidente da Câmara de Vereadores Ivan Tonini, o fiscal de vigilância sanitária Diogomar Biazi e a responsável pelo combate a dengue Janete dos Santos Oliveira da Silva.

Mais fotos: www.jardinopolis.sc.gov.br