Projeto Idoso Multiplicador se aproxima da fase de visitação

Neste ano iniciaram-se os trabalhos com a primeira turma de idosos do projeto Idoso Multiplicador. O projeto é inovador e visa capacitar idosos para multiplicação de informações e promover a convivência e o fortalecimento de vinculo entre as pessoas idosas do município.

Cerca de 15 idosos estão participando das capacitações, desde o mês de abril, para visitarem idosos que não participam das ações da política do idoso e promoverem momentos de integração, desenvolvimento de atividades e transmitir conhecimentos adquiridos durante a capacitação com os demais idosos.

O projeto faz parte do Plano de Ações da Política Municipal do Idoso, que foi implantado no município de Formosa do Sul neste ano e aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso. Os recursos para realização do projeto são oriundos do Fundo Municipal do Idoso destinado à ações de atendimento aos idosos do município.

O senhor Genir Zanchet é um dos participantes do grupo de Idoso Multiplicador e aprova o projeto. “É uma atividade muito boa pra mim e pra todo o grupo, vai dar um pouco de trabalho pra nós, mas vai ser muito bom pra todos os idosos do município” ressalta. A senhora Leni Eberle explica que o próximo passo da atividade são as visitas “Aprendemos muitas coisas com os primeiros encontros e a partir do mês de agosto vamos visitar os idosos e repassar tudo o que aprendemos” destaca.

Cerca de 18% da população formosense tem mais de 60 anos. A assistente social do município, Daiane Scalcon, destaca que devido a esse índice é realmente necessário desenvolver a política pública da pessoa idosa. “O projeto Idoso Multiplicador é inovador, pois os multiplicadores que irão visitar os demais idosos possuem experiência e vivencia sobre ser idoso, e isso possibilitará contato e dialogo de iguais, serão momentos ricos de socialização de experiências e conhecimentos. Pensar o atendimento para a pessoa idosa no seu domicilio é uma forma de garantir um envelhecimento saudável e de bem estar pensando na socialização desenvolvimento do idoso e no comprometimento da família com a pessoa idosa”, ressalta Daiane.