Ônibus Lilás possibilita diversas ações ao público feminino

Nessa quarta-feira (11), o município de Jardinópolis recebeu a presença do Ônibus Lilás do programa “Mulher, Viver sem Violência”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, numa parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde.
A programação iniciou a partir das 8 horas da manhã, quando o ônibus chegou à cidade, em seguida aconteceu uma mateada em frente à Unidade Básica de Saúde. A partir das 13 horas, teve início as ações de teste rápido, fisioterapia, atendimento psicológico, ações de beleza, auriculoterapia, atividades físicas, orientações aos beneficiários do Programa Bolsa Família, esclarecimentos de dúvidas sobre o INSS e minipalestras. Para encerrar as atividades foi realizada uma aula de zumba.

Conforme dados da equipe organizadora do evento, estima-se uma participação superior a 200 mulheres, durante a tarde. Com relação aos testes rápidos foram feitos 106, totalizando 422 exames de Hepatite B e C, HIV e Sífilis. Cada mulher que fez o exame ganhou um kit de cuidados pessoais para fortalecer a autoestima.

Um dos focos da presença do Ônibus Lilás no município é o combate à violência física e moral contra as mulheres. Nesse objetivo aconteceram em dois momentos palestras para discorrer do assunto, com a participação de mais de 100 mulheres.
Com relação ao atendimento de auriculoterapia foram para mais de 30 mulheres e previdenciárias 10 buscaram esclarecer dúvidas. Outras 40 foram atendidas por uma equipe de massoterapia.

O secretário municipal de assistência social de Jardinópolis Darci Pansera comentou que a participação das mulheres superou as expectativas da equipe organizadora e as atividades programadas para o evento tiveram uma aprovação das participantes. “A presença do Ônibus Lilás foi positiva, o sentimento que fica é de dever cumprido. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, os colaboradores das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, além das instituições parceiras”, finaliza.

Foram apoiadores do evento algumas instituições: O Boticário, Ótica Cristal, Geração Cursos (por meio do curso de Técnico em massoterapia), Unipar – Universidade Paranaense, Epagri e Secretaria de Saúde de Sul Brasil.

Mais fotos: www.jardinopolis.sc.gov.br