Projeto São-Carlense das creches rurais foi apresentado no Congresso de Prefeitos em Florianópolis

O prefeito de São Carlos e presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC, Rudi Miguel Sander e mais de 150 prefeitos do estado de Santa Catarina participaram em Florianópolis do Congresso de Prefeitos promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM entre os dias 11 e 14 de junho. O lema do encontro foi “Cidades para pessoas e soluções para Municípios” onde a FECAM iniciou o processo de debates sobre o futuro das cidades, colocando os municípios no centro da discussão sobre tecnologia e inovação. Na outra frente, a entidade propôs debater “gestão eficiente”, como grande matriz de desafios para as administrações municipais.

Uma intensa pauta de temas compôs os quatro dias do evento. O jornalista André Trigueiro, o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto e o professor do Departamento de Ciências da Computação e Laboratório de Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology, Brian Willians, foram alguns dos nomes que palestraram. No campo político, uma intensa discussão sobre Pacto Federativo e as reformas estruturais necessárias para o país por intermédio da apresentação das idéias de oito presidenciáveis: Aldo Rebelo, Álvaro Dias, Ciro Gomes, Flávio Rocha, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, João Amoedo e João Goulart Filho. Eles falaram para os municipalistas e receberam das lideranças catarinenses uma carta de comprometimento com a causa.

Uma Rua Inteligente com tecnologias que podem ser aplicadas nas cidades foi instalada e ficou a disposição dos administradores com mais de 30 soluções tecnológicas como possibilidades para municípios, dezenas de expositores com soluções aplicáveis, inclusive com a presença da indústria aeroespacial brasileira.

O eixo “Cidades Inteligentes” com o lançamento do Banco de Boas Práticas também esteve na programação. É um programa da FECAM e do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA que valoriza as experiências (projetos e ações) bem-sucedidas das administrações municipais catarinenses com propósito de colocar os modelos à disposição dos gestores de outros municípios. Mais de 100 “Boas Práticas” dos municípios foram inscritas para apresentação e São Carlos teve 03 inscrições realizadas. Dentre as três, uma foi escolhida: a instalação das creches rurais, onde o secretário Sadi juntamente com o prefeito Rudi explanou desde a elaboração do projeto, a sua viabilidade até a inauguração e funcionamento das mesmas em Linha São João e Bela Vista.

O evento colocou agentes políticos, públicos e sociedade em geral no centro do debate sobre o futuro dos municípios e o papel da própria FECAM.

A segurança jurídica foi um dos pontos de reflexão sobre o complexo cenário político e administrativo. A FECAM promoveu também as primeiras interpretações sobre a nova Lei 13.655/2018 que cria normas gerais sobre a aplicação do Direito Público e fixa critérios objetivos para a responsabilização do gestor.

Com o Congresso, a FECAM coloca seu próprio papel em análise e atualização. A atual gestão apostou no diálogo forte com prefeitos e na definição de marcos estratégicos frente ao cenário político e administrativo dos municípios de Santa Catarina.