Força tarefa contra a Dengue é realizada em Formosa do Sul

Nos dias 7,8 e 11 de junho Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária de Formosa do Sul em parceria com a Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica Estadual, realizaram no município uma Força Tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zyca vírus. O objetivo da ação foi a eliminação e adequação dos possíveis criadouros do mosquito.

Cerca de 20 pessoas, divididas em equipes compostas pelas agentes comunitários de saúde, funcionários da secretaria de Educação, Cultura Esporte e Turismo, secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos e secretaria de Agricultura e meio Ambiente participaram da força-tarefa percorrendo toda a cidade, a fim de vistoriar residências e vias públicas, passando orientações e até mesmo notificando casos de irregularidade e criadouros de mosquito. A ação também contou com trabalhos de vistoria aérea de residências e edificações, realizada com o auxilio de um drone a fim de encontrar possíveis criadouros do mosquito e efetuar a adequação.

Nos dias que antecederam a Força Tarefa foi realizada uma campanha de coleta de lixo envolvendo a população com a ação recolhendo todo e qualquer tipo de material, como móveis velhos e pneus, que possa vir a ser um criadouro do mosquito. O material era depositado em frente aos terrenos e posteriormente recolhido por uma equipe da Secretaria de Transportes Obras e Serviços Públicos. Com essa ação foram recolhidos duas caçambas de lixo que foi encaminhado para a reciclagem.

Segundo dados da Vigilância Sanitária municipal, no ano passado o município entrou para a lista de municípios de Santa Catarina infestados pelo mosquito. Neste ano já são mais 20 focos confirmados até o mês de maio sendo que em 2017 o município teve 7 focos no ano. Felizmente não há caso de pacientes infectados pelo mosquito no município.

De acordo com a bióloga da Vigilância Epidemiológica da Gerencia de Saúde de Chapecó, Deise Angelini, o principal objetivo da Força Tarefa foi reduzir os focos adequando os criadouros de mosquito. “Os resultados foram positivos por que a maior parte dos imóveis urbanos foram visitados e esta é uma ação continua pois as agentes de saúde vão continuar com o trabalho de vistorias e a população deve verificar seu terreno uma ver por semana principalmente depois da chuva, para manter os focos controlados”, salienta a bióloga.

A responsável pelo setor de Vigilância Sanitária do município, Crislei Borsoi, avalia como positiva a Força Tarefa. “A maior parte da população recebeu bem as equipes da Força Tarefa facilitando o acesso dos agentes e técnicos da Defesa Civil e Vigilância Epidemiológica Estadual em suas residências, possibilitando assim um bom trabalho que resultou na eliminação de diversos pontos de criadouros do mosquito”, afirma Crislei.

Um dos principais problemas encontrados durante a ação foi a irregularidade de calhas e depósitos de água. A orientação da Vigilância Sanitária do município é que a população escolha um dia da semana para realizar uma varredura em seus terrenos limpando calhas e ralos, vedando os depósitos de água, retirando a água acumulada de vasos, pneus, virando baldes e garrafas de cabeça para baixo e esticando bem as lonas para evitar o acúmulo de água.

Texto: Jornalista Ana Cláudia Tasca

Em anexo fotos da atividade