Casa da Memória de São Carlos participa de evento em Joinville

A Casa da Memória de São Carlos participou no último dia 23 de maio em Joinville do seminário “Imigração: reciprocidades nos museus de Santa Catarina”, promovido pelo Museu Nacional de Imigração e Colonização – MNIC.

O historiador Jefferson Luis Ribas de Oliveira apresentou o trabalho elaborado pelo pesquisador Alecssandro Scalcon contando a trajetória da instituição São-carlense desde os seus primórdios em 2012, além de serem apresentados os programas de conservação museal, educação patrimonial e pesquisa histórica feitos pelo museu. A respeito da temática da imigração, mote do seminário, foram mostrados os trabalhos que a Casa da Memória realiza com os descendentes de alemães e teuto-russos em São Carlos, cujos objetivos vão além do resgate histórico, mas também como valorização dessa Memória/História e comunicação para as futuras gerações para que essas ricas culturas não se percam. O artesanato Filé, as danças tradicionais, o dialeto Hunsrück, a culinária e a arquitetura foram contemplados na apresentação para as principais instituições museais do estado.

A Casa da Memória de São Carlos foi a única instituição do oeste catarinense a se fazer presente neste evento. Com isso, mostrou sua força e sua importância para toda Santa Catarina, consagrando-se como um dos principais museus do estado.