Colegiado de Cultura da AMOSC participa do VIII Fórum Catarinense de Cultura

O Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram de 09 a 11 de maio do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura no município de Bombinhas.

Entre a programação, a palestra com Yolanda Flores, professora Doutora da UNIVALI que abordou sobre a Cultura como vetor de desenvolvimento; Planejamento e Gestão Pública com professor da UDESC, Jorge Brau Neto; Mesa de relato de experiências na implantação do Sistema Nacional de Cultura que contou com duas experiências da região da AMOSC. O secretário de cultura de Chapecó Nemésio Carlos da Silva relatou a experiência da implantação do Sistema Municipal de Cultura e a secretária de educação, cultura e esporte, Rosimeri Santin de Formosa do Sul, juntamente com Fabieli Cella e Daiane Frigo, relataram a experiência da elaboração e implantação do Plano Municipal de Cultura.

Durante a programação também ocorreu o Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural, onde o município de Formosa do Sul recebeu a premiação de primeiro lugar entre os municípios de até 5 mil habitantes com o projeto “Estruturação da gestão cultural”. O prefeito municipal Rudimar Conte participou da entrega da premiação e explanação da experiência, bem como de toda a programação do VIII Fórum Catarinense de Cultura. A ex-gestora de cultura de Chapecó, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura e CONGESC recebeu homenagem pelas contribuições dedicadas a cultura Estadual.

Além de toda a programação os participantes puderam participar de oficinas relacionadas a Gestão Cultural, como: Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos, Bibliotecas Públicas, Elaboração de Metas para Planos Municipais de Cultura e Legislação Patrimonial.

Cristiane H. da Fonseca, Diretora de Cultura do município de Guatambu relatou que “ter participado do VIII Fórum de Cultura foi de suma importância para um gestor cultural, pois além de ser um momento de integração entre as regiões, é discutido e debatido temas que envolvem nossas atividades diárias culturais enquanto gestão pública municipal. Destaca ainda, que sendo esses municípios de pequeno, médio e grande porte, muitas vezes com pouco repasse de recursos para a área, então é preciso discutir formas de planejar e promover a cultura. Nesses encontros aprendemos que uma Cultura não se faz sozinha dependemos de todos em busca de uma cultura mais igualitária”.

O coordenador do Colegiado de Cultura da AMOSC Juliano Santin do município de Águas Frias destacou que “a participação no VIII Fórum de Gestores da Cultura teve um bom aproveitamento das atividades, com oficinas dinâmicas, palestrantes bem capacitados e detentores do conhecimento. Juliano salientou ainda que neste Fórum teve grande importância a participação do Colegiado da AMOSC, devido ao município de Formosa do Sul que faz parte da associação, ser contemplado com o Prêmios de Boas Práticas na Gestão da Cultura, isso demonstra que nos municípios pequenos também é possível desenvolver um bom trabalho na área cultural, pois a cultura do município é o retrato do seu povo, sua memória e suas riquezas, integradas as demais áreas como educação, turismo, etc”.