Colegiado de Cultura realiza reunião bimestral

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura reuniu-se no último dia 23 nas dependências da Associação dos Municípios do Oeste de SC – AMOSC para reunião bimestral de trabalho.

Esteve presente a conselheira Neyla Caramori do Conselho Estadual de Cultura abordando sobre a importância da criação dos conselhos municipais de cultura, bem como convidando-os a participarem do II Fórum de Conselhos de Cultura de Santa Catarina a realizar-se de 02 a 03 de julho no Centro de Eventos em Chapecó.

Em seguida a consultora cultural e ex-secretária de cultura de Chapecó, Roselaine Vinhas proferiu uma palestra sobre a gestão cultural, seus instrumentos de gestão para construção da política pública cultural conforme previsto na Lei nº 12.343/2010 (Plano Nacional de Cultura) e E.C. nº 71/2012 que institui o Sistema Nacional de Educação.

Entre outros assuntos também foi abordado sobre a participação dos dirigentes de cultura da região da AMOSC no VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura a realizar-se de 09 a 11 de maio em Bombinhas. O fórum tem como objetivo proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias. Ocorrerá uma conferência de abertura proferida pela Dra. Yolanda Flores e Silva e está programada palestra sobre planejamento e gestão com Jorge Brau Neto da UDESC; Mesa redonda de relatos de experiências da gestão cultural dos municípios e dentre estes o município de Chapecó e Formosa do Sul pertencentes a AMOSC estarão relatando suas experiências no que se refere a implementação do Sistema Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura. Além disso, também ocorrerão oficinas sobre área cultural e momentos de interação e trocas de experiências.

Segundo o Coordenador do colegiado Juliano Santin, do município de Águas Frias “as discussões realizadas no colegiado proporcionam aprendizado, troca de experiências e fomentam o pensar e planejar formas de atuação da área cultural dos municípios da região”.