Vigilância sanitária de São Carlos cobra aplicação da RDC 216/2004

A Vigilância Sanitária Municipal vem cobrando a aplicação da Resolução RDC 216/2004 que trata do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

O Fiscal da Vigilância Sanitária de São Carlos Jean André Watte, esclarece à população que são normas vindas da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina; e não do Município de São Carlos. O estado instituiu estas leis e o município de São Carlos está apenas fazendo a sua parte, que é cumprir estas leis ESTADUAIS.

A implantação de Boas Práticas não é opcional, é uma exigência da Legislação que deve ser cumprida, tanto por estabelecimentos comerciais, como por comunidades do interior. “A RDC 2016/04 é a principal Legislação a ser seguida na área de alimentação em qualquer nível, para garantir que o consumidor final receba uma refeição de qualidade e segura”, ressaltou.

O objetivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA com a aprovação dessa resolução é coibir e exterminar qualquer tipo de ação que possa levar comida contaminada para a mesa da população. “São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor, no caso das comunidades, nas festas realizadas pelas mesmas. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados”, completou Watte. “Ainda no ano passado, foram oferecidos Cursos de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos de forma gratuita à população, realizados pela Epagri, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, visando à aplicação da norma em todos os âmbitos, tanto comercial como na realização das festas comunitárias”, completou.