Secretaria de Agricultura realiza roteiro de reuniões

Na tarde desta quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul iniciou um roteiro de reuniões descentralizadas nas comunidades do interior do município. Os encontros serão realizados nas principais comunidades, reunindo os moradores das localidades mais próximas.

O objetivo é de aproximar a secretaria dos munícipes, esclarecer dúvidas sobre os trabalhos da secretaria, principalmente as leis que devem ser executadas a partir deste ano de 2018, além de coletar sugestões para melhorar os trabalhos disponibilizados aos munícipes.

O município oferece diversos de incentivos à agricultura no município e de acordo com o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Correa, de tempos em tempos as leis que regulamentam estes incentivos precisam ser aprimoradas. “Todo ano nos deparamos com novas exigências tanto do Governo Estadual como do Governo Federal principalmente no que se diz respeito a serviços que os municípios prestam aos agricultores e com isso devemos nos adequar para atender melhor a agricultura do nosso município”, ressalta Correa.

Na reunião, Correa esclareceu aos agricultores as novas regras da lei municipal que regulamenta os serviços que Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente presta aos agricultores. De acordo com a lei, os agricultores formosenses recebem remuneração por litro de leite comercializado mediante nota, auxílio no melhoramento genético do rebanho, serviços de máquinas nas propriedades, entre outros benefícios alguns gratuitos e outros com custo simbólico.

A lei também foi reajustada para incentivar a emissão de nota fiscal, ou seja, o agricultor só terá direito aos incentivos mediante apresentação de nota fiscal. “Com a emissão da nota fiscal, que ainda esse ano será exigida na forma eletrônica, o município terá retorno financeiro para poder investir ainda mais na agricultura do nosso município”, afirma Correa.

Além destes assuntos, são repassados aos agricultores orientações com relação a cuidados ambientais e a importância dos exames, vacinação e vários outros cuidados e controles em rebanhos de corte e de leite que contribuem para um bom aproveitamento da propriedade rural.

Texto e Foto: Jornalista Ana Cláudia Tasca
Anexo: Foto – O objetivo é de esclarecer dúvidas sobre as leis de incentivo a agricultura no município.