Equipe pedagógica e gestores de São Carlos fazem visita técnica à Cordilheira Alta

A Equipe pedagógica juntamente com os gestores do município de São Carlos esteve realizando na última quinta-feira (05) uma visita técnica ao município de Cordilheira Alta. Segundo o Secretário de Educação de São Carlos Sadi Baron, o objetivo da visita foi conhecer a experiência pedagógica de Cordilheira Alta e tambem para a equipe de São Carlos conhecer um pouco mais sobre outras experiências em outros municípios. Conforme Baron, São Carlos já tem uma boa prática pedagógica, “porém Cordilheira Alta teve uma inovação em relação ao tratamento estratégico de planejamento, de organização e principalmente de acompanhamento do dia-a-dia dos professores e dos próprios alunos que tem mais dificuldades, para que de fato a qualidade de educação se realize”, completou Baron.

A Coordenadora Pedagógica Janete Maria Sander Giongo, falou da sua experiência e avaliação desta visita. Segundo ela, foi uma visita onde o principal objetivo foi a troca de experiências e conhecer a realidade do município de Cordilheira Alta em relação a Educação Infantil. “Foi muito válida, pois pudemos fazer uma reflexão sobre o nosso trabalho, bem como traçar objetivos para as próximas etapas, quanto à questão de reorganização e planejamento. Então, a equipe, após essa visita, se reunirá para a elaboração dos próximos passos na Educação do Município de São Carlos em relação à Educação Infantil”, finalizou Janete.

O Secretário de Educação Sadi Baron tambem lembrou que na parte da tarde houve uma reunião na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC para discutir o novo processo de avaliação dos 22 municípios da região.

Sobre esta reunião, a coordenadora pedagógica Janete falou da importância da AMOSC na organização da estrutura do município e tambem têm-se a questão da avaliação. No caso de ontem o foco foi a avaliação do Ensino Fundamental. “Temos um planejamento organizado até o final do ano, onde envolve um grupo de trabalho formado pelas equipes pedagógicas e gestores desses 22 municípios da AMOSC. O próximo passo será convidar os professores do ensino fundamental para ajudar a formular concepções, estudar os conceitos de avaliação.Temos tambem o apoio da UNOCHAPECÓ através do Professor Elcio Secchetti que fará toda a fundamentação teórica, discussões e reflexões. Isso culminará na mudança do sistema que hoje se chama EscolaWeb, organizado pela AMOSC, onde mudarão tambem os critérios da avaliação, a questão do processo da avaliação descritiva e numérica, que passará por um estudo para que em 2019 a gente tenha uma mudança em relação a avaliação do ensino/aprendizagem”, concluiu Janete.