Rede de ensino municipal da AMOSC debatem BNCC

Os 22 municípios da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) estiveram reunidos no última dia 20 para debater e estudar a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica assegurando aos estudantes os direitos de aprendizagem e desenvolvimento ao longo do percurso formativo. A BNCC foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017 e homologada pelo Ministério da Educação. Este documento já estava sendo sinalizado pela Constituição Federal de 1988 no art. 210 que define “serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” e mais recentemente por meio do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014 prevê na Meta 7, estratégia 7.1, em “estabelecer e implantar, mediante pactuação inter-federativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagens e desenvolvimentos dos alunos para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local”.

Partindo da aprovação da BNCC, cabe aos Sistemas e Redes de Ensino conhecer este documento afim de elaborar ou atualizar seus currículos, demandando um intenso trabalho de organização, estudos e formações para adequar o documento as necessidades locais e regionais.

O dia “D” realizado no último dia 20 de março foi marcado por estudos sobre a BNCC nas redes de ensino e proporcionou aos professores, equipes pedagógicas um primeiro contato de discussões sobre o documento. Segundo a professora Ana Paula Antonello do município de Guatambu teve um significado importante para área, destacando: “Realizar um dia de estudos sobre a BNCC foi interessante, pois é um documento que surge como ferramenta de auxílio para a complementação do nosso currículo escolar. Organizar momentos como este agrega muito porque é nesse espaço/tempo que conseguimos realizar trocas que fortalecem a nossa prática pedagógica. Refletir sobre os documentos, fazer relação entre teoria e prática, pensar sobre como nós estamos sensibilizando as crianças e buscando despertar a curiosidade delas para a construção do saber é muito rico, uma vez que é a partir desses momentos que ampliamos nossa visão sobre o próprio conceito de educação, conhecemos novos caminhos e nos comovemos para um avanço, melhorando nossa performance como um todo”.

O Coordenador do Colegiado de Educação da AMOSC e Secretário de Educação de São Carlos, Sadi Baron avaliou a parada do dia “D” da BNCC afirmando que “o debate foi muito produtivo, apesar de algumas críticas em relação da base, o importante é se apropriar do processo, no que consta no documento e pensar a educação em cada município, com professores e equipe, isso acredito que será de extrema importância. Outro fato importante que toda a AMOSC parou para estudo no mesmo dia, mostrando capacidade de articulação e unidade entre os municípios da região e fizemos de fato um dia de estudo e isso é fundamental para a educação. Sadi conclui que devemos continuar discutindo e estudando que de fato a BNCC vai contribuir de forma significativa no planejamento e na organização da educação dos municípios”.