Primeira de três Geradoras de Energia é inaugurada em Jardinópolis

O prefeito Dorildo Pegorini e o vice-prefeito Albino Kuskoski participaram de um evento histórico para o município de Jardinópolis, no sábado, dia 24 de fevereiro. Foi o ato de inauguração da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Aparecida, localizada no Rio Pesqueiro, entre as Comunidades de Vila Jardim e Barrinhas.

A inauguração formalizou a conclusão da primeira de três obras que serão construídas, ao longo da extensão do rio que passa pelo território jardinopolense. Cabe ressaltar o início da construção, no ano de 2017, da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Barrinha, localizada na Comunidade de Barrinhas, a segunda obra nesse segmento em Jardinópolis.

De acordo com o diretor técnico do Grupo Mauê João Carlos Floss, a obra está sendo construída por meio de uma parceria entre oito cooperativas. O investimento deve superar os R$ 27 milhões, para implantar uma PCH com potência de produção de 3,3 MW.
Com relação ao potencial de produção de energia da CGH Aparecida é de 3,00 MW, com duas geradoras de 1,5 MW. Segundo o presidente do Grupo Brasil Sul Energia S/A, Rousty Rolim de Moura, o empreendimento ultrapassou o investimento de R$ 22 milhões.
O recurso foi captado no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e dos acionistas, associados a este empreendimento. “Quero agradecer os proprietários de terras que colaboraram, assim como todos os demais que abraçaram esta causa, com certeza vocês vão colher frutos para seus familiares”, salienta.

Conforme o prefeito Pegorini, no início da obra, o município foi parceiro e abriu os acessos para viabilizar o trânsito de veículos e pessoas. “Fomos muito criticados, temos que deixar de lado esse tipo de opinião, porque hoje até eles veem que o sonho foi realizado”, constata. O prefeito agradeceu a equipe de servidores que, na época, não mediu esforços para ajudar nos trabalhos, ao apoio do ex-prefeito Sadi Gomes Ferreira e toda a família Rolim de Moura.

Para o prefeito, esse tipo de empreendimento traz desenvolvimento, porque gera empregos e deverá, nos próximos meses, elevar a arrecadação da renda do município, proveniente dos impostos da comercialização da energia produzida na CGH Aparecida. “Com mais movimento econômico, possibilita melhorar a qualidade de vida de nossa população”, constata.
No começo do pronunciamento, o prefeito de Águas Frias e sócio da CGH, Ricardo Rolim de Moura, fez um agradecimento de forma emocionada ao irmão Rui, falecido num acidente na BR-282, no ano de 2011 em Rancho Queimado. “A história da CHG Aparecida foi plantada por uma semente, com à disposição e a garra dessa pessoa pública que era o Rui, a gente se emociona um pouco, mas ele era um empreendedor”, comenta ao lembrar-se do irmão, com participação ativa, no início do processo de autorização para construir a CGH.
O evento contou com a participação dos prefeitos de Sul Brasil Éder Marmitt, de União do Oeste Celso Matiello, do ex-prefeito de Jardinópolis Sadi Gomes Ferreira, dos vice-prefeitos de Jardinópolis Albino Kuskoski e de Águas Frias Janete Rolim de Moura Daga, além do vice-presidente do Legislativo de Jardinópolis Ivacir Moterle.
Crédito do texto e das fotos: Jornalista Idiomar Tessaro

Mais fotos no www.jardinopolis.sc.gov.br