Conselho Municipal de Agricultura avalia atendimento ao agricultor

As alterações aplicadas na confecção de silagem, conquistas de máquinas, e a manutenção de estradas nortearam a pauta do encontro do Conselho Municipal de Agricultura de Sul Brasil, realizado na tarde da última sexta-feira, 16. Na ocasião o prefeito Éder Marmitt dialogou com os conselheiros e um levantamento positivo foi realizado do atendimento público aos agricultores.

O presidente do Conselho de Agricultura e secretário da pasta no Poder Executivo, Vantoir Debiasi, explica a atuação dos conselheiros. “Esse conselho é formado por dois membros de cada comunidade que atuam voluntariamente. Todas as decisões sobre a atuação de atendimento ao agricultor são definidas pelos conselheiros, desde a aquisição de máquinas e equipamentos até o modo como o serviço é oferecido às propriedades rurais”, resume.

Conservação de estradas

O prefeito Éder Marmitt destacou que o foco do DMER e Agricultura está sendo a confecção de silagem e plantio de milho. “Tivemos, desde o início do ano, muitas chuvas torrenciais que danificaram a qualidade da estrada e também houve muita demanda de abertura de estrada para retirada de madeira das lavouras. Sabemos que nossas estradas precisam de uma atenção especial para retomar a qualidade que estávamos mantendo. Esse é um período onde há muita demanda na confecção da silagem, abertura e limpeza de valas de silagem, plantio de milho e está sendo a prioridade. A partir da desaceleração destes trabalhos iremos intensificar a recuperação de estradas, fazendo alargamento e manutenção e cumprindo nossa meta de devolver a qualidade às estradas”, destaca.  

Marmitt faz um apelo aos proprietários de imóveis rurais. “Precisamos que as cercas muito próximas das estradas sejam deslocadas alguns metros para dentro da propriedade, para que possamos alargar as estradas sem causar danos nesta cerca. Há na lei municipal que a estrada geral deve ter no mínimo 8 metros de largura e é essa é nossa meta. E outro pedido é que os proprietários busquem manter limpas as sarjetas”, complementa.

Confecção de silagem

Neste ano houve alteração no incentivo de confecção de silagem. Debatido e aprovado pelo Conselho Municipal de Agricultura composto e também pela Câmara de Vereadores, o Programa de Incentivo à Agricultura prevê que o apoio da Administração Municipal de Sul Brasil para confecção de silagem é realizado com pagamento de R$ 230,00 por hectare.

Durante a reunião, uma avaliação sobre o novo modo foi realizada. “Debatemos essa inovação com os pontos positivos e pontos a melhorar. De maneira geral, os conselheiros apontaram que o clima atrapalhou a confecção, mas que o novo sistema trouxe avanços na qualidade do atendimento e deve permanecer com algumas adequações para a próxima safra”, conclui o prefeito.

Conquistas de máquinas

Dois tratores e um caminhão-caçamba são as máquinas que mais recentemente foram conquistadas. “Comemoramos a chegada dessas máquinas que foram elencadas como prioridades pelo Conselho de Agricultura. Aproveitando esta reunião apresentamos e foi aprovando as próximas máquinas para que sejam feitos novos cadastramentos em busca da renovação da nossa frota”, completa o prefeito.