Prefeitura vai investir 100 mil reais na agricultura através do Programa de Auxilio a Melhorias a Propriedade Agrícola-PDA

Com aprovação dos vereadores o poder executivo de Santiago do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura está autorizado a desenvolver o  “Programa de Auxilio a Melhorias a Propriedade Agrícola-PDA”. Programa este que era executado no passado, ficou esquecido nos ultimos anos e que agora na gestão Julcimar e Vanildo será resgatado novamente. O objetivo do programa  é incentivar a permanência do homem no campo produzindo com auxilio financeiro do Governo Municipal,  aumentando sua  renda  e consequentemente  também  o movimento econômico do município. Conforme o Prefeito Julcimar Lorenzetti além deste incentivo o programa de horas máquinas gratuitas do “Mais Agricultura” também será mantido. 

Como vai funcionar o programa –Dos R$100,000,00 disponibilizados, 30% do valor será rateado igualmente entre todos os agricultores cadastrados e 70% será distribuido conforme indice de participação  do produtor no movimento economico dos ultimos dois anos, ou seja, 2015 e 2016.

Para obter o benefício o agricultor deverá residir no Município de Santiago do Sul; obter 80% (oitenta por cento) da renda proveniente de atividades agropecuárias apresentando extrato da Declaração de aptidão nos moldes do Programa Nacional da Agricultura Familiar – PRONAF/Agricultura.  

Os interessados devem passar na tributação municipal retirar a certidão negativa de débitos, apresentar o CPF e RG, apresentar notas de vendas de produtos agrícolas expedidas nos últimos dois anos, até a data de requerimento, compatíveis com a sua produção; e fazer sua inscrição junto ao setor de agricultura. No momento do cadastro o beneficiado receberá uma cópia do projeto para descrever em que vai aplicar os recursos.O prazo para aderir o programa vai até 31 de janeiro de 2018. 

O auxílio destina-se exclusivamente à realização de melhorias na propriedade rural, no custeio das atividades, seja na aquisição de insumos, matéria prima, reflorestamento, materiais de consumo, como em cursos de capacitação, pagamento de despesas com horas-máquina, inseminação artificial, sementes e outros, a serem utilizados na propriedade rural do interessado. 

Conforme o prefeito Julcimar Lorenzetti, esse programa foi executado no passado, e abandonado no ultimo governo, e que agora será resgatado, pois era um anseio dos munícipes, e fazia parte do seu plano de governo e  que  agora será cumprido. 

Destaca ainda que  a simples atitude de utilizar a nota do produtor rural, é fundamental para que a prefeitura melhore seu atendimento no interior do município: Estradas em boas condições, serviços de máquinas nas propriedades e programas de auxílio ao agricultor, assim como serviços nas áreas de saúde e educação, dependem do imposto gerado na comercialização destes produtos. “Por isso peço aos produtores que destaquem a nota de qualquer produto, isso fará  a diferença na arrecadação.”, finaliza Lorenzetti.