A prevenção de saúde é fundamental para a qualidade de vida e esse tema foi trazido em pauta, pela Secretaria de Saúde de Sul Brasil, durante palestra das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Com público alvo direcionado aos homens e mulheres, o evento ocorreu na noite de sexta-feira, 24, no Centro de Idosos e teve 200 participantes.
Na abertura do evento, o prefeito Éder Marmitt deu boas-vindas aos participantes e salientou a seriedade do evento. “Fico feliz em ver cada um de vocês aqui, dedicando esse início de noite para melhorar a sua qualidade de vida e de sua família. Sou grato ao doutor Bruno e à psicóloga Cláudia pela disponibilidade em estar conosco neste momento, pois precisamos falar sobre a saúde da mulher e também precisamos falar sobre a saúde do homem. Espero que todos que assistem a estas palestras saiam daqui mais conscientizados e busquem tomar atitudes que previnem a doença”, sintetizou o prefeito.
De forma descontraída, o médico urologista Bruno Neves abriu a sessão de palestras e abordou a saúde masculina, explicando a anatomia do órgão, os problemas de saúde focando o câncer e a importância de homens acima de 45 anos procurarem o médico para monitorarem essa parte da saúde. “Um a cada seis homens tem câncer de próstata e por isso as chances de todo homem ter essa doença são proporcionalmente grandes. Quanto mais regularmente monitorar e mais cedo realizar os procedimentos, mais chances de cura o paciente diagnosticado terá”, objetivou o urologista.
Para completar, a psicóloga Cláudia Woitexen falou sobre qualidade de vida, no assunto voltado principalmente para mulheres e atingindo também o público masculino. “Qualidade de vida é manter um equilíbrio entre bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, os relacionamentos sociais, como família e amigos, e também cuidados com a saúde. Procuramos falar disso e conscientizar as pessoas que esse equilíbrio é qualidade de vida e conseqüentemente saúde”, resumiu a psicóloga.
O secretário de Saúde, Cleonir Provenci, avaliou com positividade o evento. “Agradeço a cada pessoa que atendeu o chamado da Secretaria Municipal de Saúde e participou do fechamento das nossas campanhas voltadas à saúde da mulher e do homem. Também parabenizo toda nossa equipe pelo trabalho diário empenhado na prevenção, e também pela organização do evento e mobilização do público para estar nesta noite aqui. As duas palestras foram ótimas e alcançaram o objetivo de conscientizar homens e mulheres nesta corrente com um assunto que precisa ser falado de forma séria em busca de atitude de prevenção”, avaliou.