Programa Unindo Forças

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) levaram ao Oeste catarinense o Ciclo de Palestras do Programa Unindo Forças. A proposta do evento, realizado em Chapecó (23/11/17), foi apresentar o programa e as perspectivas para o fortalecimento dos controles internos das prefeituras municipais no Estado, acompanhadas de debates pontuais sobre ilícitos derivados de falhas de controle e o compartilhamento de boas práticas conduzidas por diversas Controladorias na AMOSC.

O evento realizado no Auditório da ACAMOSC, foi voltado aos Prefeitos, Controladores Internos, Secretários Municipais, Vereadores e Promotores de Justiça. No ciclo de palestras os participantes entenderam como aprimorar ou desenvolver o trabalho das controladorias por meio de exemplos e depoimentos de situações positivas e com apontamentos das principais deficiências do controle interno.

Na abertura do evento o Prefeito de São Carlos e 1º Vice Presidente de AMOSC Rudi Miguel Sander ressaltou a importância da parceria com os órgãos de controle externo, frisou que a vontade dos prefeitos é sempre acertar e poder atender cada vez melhor a sua comunidade. Enalteceu a importância de fortalecer o controle interno para o sucesso da gestão, pois “é impossível o prefeito estar presente em todos os setores da administração público municipal para acompanhar os atos praticados por cada servidor”.

Em nome dos prefeitos da AMOSC o Prefeito de Caxambu do Sul, Glauber Bortet, fez um relato das principais dificuldades de início de mandato, destacando: saneamento básico, judicialização da saúde na área de medicamentos, concurso público e terceirização de serviços. O Controlador Interno da Câmara de Vereadores de Chapecó, Celso Galante, apresentou um histórico das áreas sensíveis da administração e o controle interno. A Controladora Interna do Município de Coronel Freitas, Fernanda Tozetto, apresentou a experiência do município na centralização de compras e que nestes dez meses representou resultados significativos de economia de mais de um milhão de reais.

O Programa Unindo Forças

O Programa Unindo Forças foi criado em agosto de 2015 pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) a fim de fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses (UCIs) e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito. O Projeto visa também aprimorar o combate à corrupção e à improbidade administrativa, por meio da consolidação dos fluxos de informação entre as Unidades de Controle Interno e as Promotorias de Justiça.