Todo sábado em Sul Brasil é Dia D de combate à dengue

Preocupado com a presença do mosquito transmissor da dengue e outras doenças, o Governo Municipal de Sul Brasil estabelece um desafio com os munícipes do perímetro urbano e redondeza. Todo sábado é dia de limpar o terreno, objetivando eliminar água parada e consequentemente dificultar a proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde segue o trabalho preventivo e os proprietários de lotes onde ser encontrado foco serão notificados.

A proposta é habituar que pelo menos em um dia por semana a varredura será efetuada em todos os terrenos na cidade de Sul Brasil, como explica o secretário de Saúde, Cleonir Provenci. “A luta contra o mosquito não pode parar e com a chegada do verão precisa ser intensificada, por isso estamos mobilizando as pessoas para que sempre fiquem vigilantes e eliminem água parada, mas em especial no sábado convocamos toda população para que cada um faça sua parte e olhe todo seu terreno, eliminando potes e outros armazenadores de água”, explica o secretário.

Durante a semana as vigilâncias epidemiológica e sanitária comandam o trabalho com os agentes comunitários de saúde e fazem a vistoria dos terrenos. Onde focos forem encontrados, haverá notificação da Secretaria de Saúde.