Sulbrasilense representa produtores do estado em audiência da cadeia do leite

Os altos volumes de importação, o preço praticado e a queda no consumo de leite, estiveram no centro dos debates realizados na manhã de quinta-feira (28), durante a Audiência Pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O evento reuniu produtores, equipes técnicas, representantes de associações, da Secretaria da Agricultura, lideranças políticas municipais. Fez uso da tribuna, o produtor leiteiro e vereador de Sul Brasil, Claudimar Ferrari, representando os produtores de leite do estado. “Apresentei as queixas e sugestões da nossa classe agricultora e trabalhadora. Hoje o setor leiteiro enfrenta a pior crise da história em virtude dos investimentos recentes que são feitos nas propriedades para atender as normativas e se manter na atividade” resumiu.

Ferrari falou da grandeza da atividade no seu município. “Pelo menos uma de cada três pessoas do nosso município vivem da atividade leiteira. São 350 famílias que garantem cerca de 65% da arrecadação total de receita municipal com a produção de 1,3 milhão de litros por mês”, abordou. Com a queda do valor pago pelo litro de leite de R$ 0,30 a R$ 0,50 a atividade deixa de ser rentável prejudicando novos investimentos, a manutenção da atividade já constituída e favorecendo o êxodo rural.

Além do assunto financeiro, a classe de produtores catarinenses também lembrou, durante a audiência, da importância de melhorar a imagem do leite para que o consumo cresça ao lado da produção “Hoje vemos propagandas de cerveja e refrigerantes que, mesmo caros, são consumidos. Por que? Porque existem propagandas. Por isso, acredito que precisamos melhorar a imagem do nosso leite aos olhos dos consumidores”, disse o produtor e vereador da cidade de Sul Brasil, Claudimar Ferrari.