Epagri e Secretaria de Agricultura fazem alerta de primavera seca e quente

A primavera começa oficialmente nesta sexta-feira (22) e não são animadoras as previsões meteorológicas para a estação. Depois do inverno mais seco e quente que o normal em Santa Catarina, as frentes frias também não devem atingir a região com a frequência necessária nos próximos meses e isso gera um alerta de chuva escassa.

Previsões da Epagri Ciram apontam que neste ano de 2017 a primavera deve contrariar a climatologia, se tratando de uma das estações mais chuvosas do ano, a previsão é de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica, ou seja, a continuidade do padrão seco e quente, observado no inverno. 

Abastecimento de água

O secretário de Agricultura de Sul Brasil, Vantoir Debiasi, explica que a situação já está crítica. “Há várias semanas não há chuva satisfatória e o plantio está atrasado, cultivos sofrendo na lavoura e quando houver a chuva haverá um acúmulo para vencer a demanda de plantio. E outra questão que nos gera muita demanda é a necessidade do abastecimento com água para aviários, chiqueiros e à bovinocultura de leite, onde levamos água com frequência quase diária e cada dia mais em muitas propriedades”, explica.

A cisterna na estiagem

O engenheiro agrônomo da Epagri, Gabriel Deobald, destaca que a instalação de cisterna é uma solução interessante para a garantia de água na produção animal. “Esse investimento traz tranquilidade ao agricultor em períodos como agora, que estão se repetindo com muita frequência. Estamos à disposição para conversar com o agricultor e essa é umas das tendências para a sustentabilidade de atividades pecuárias e agrícolas”, comenta.