Professores da educação infantil concluem um ciclo de formação continuada

Na última semana foi concluído um ciclo de formação continuada de professores da educação infantil da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC).

Os encontros de formação ocorreram nos meses de fevereiro, maio, julho e setembro nos Polos de Pinhalzinho integrando os municípios de Nova Erechim, Nova Itaberaba, União do Oeste, Águas Frias, Serra Alta e Sul Brasil; Polo de Formosa do Sul integrando Quilombo, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Irati, Santiago do Sul e Jardinópolis e Polo de São Carlos integrando os municípios de Águas de Chapecó, Arvoredo, Caxambu do Sul, Guatambu e Planalto Alegre. Participaram das formações professores, gestores e equipes pedagógicas, totalizando 521 profissionais da educação infantil. Os profissionais da educação receberão certificação de 40h de formação.

Esta formação teve o apoio do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMOSC e contou com parceria da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

A professora Claudia Cruz, com mais de 30 anos de experiência na educação, mediou a formação, abordando questões relacionadas ao planejamento a partir do Mapa Pedagógico das Experiências da Diretriz Curricular da Educação Infantil, Processo de Avaliação, Contribuições da Neurociência, Oralidade, desenho e a escrita: linguagens imprescindíveis, Tempo institucional e o tempo da criança, Pedagogias da Infância e a relação professor/criança.

Para a professora Ione Citadella do Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol do município de Nova Erechim, avaliou positivamente o processo de formação. Ela relatou que, “Encerramos um importante ciclo de formação. Posso dizer que minha concepção de infância e minha prática pedagógica tem um divisor, (antes da formação e depois da formação). Passamos por muitas formações em nossa carreira como professoras, mas esta ultrapassou os dias de aprendizado e foi para a sala de planejamento, para o olhar de que a criança precisa ser criança”. Neste sentido, a fala da professora representa um avanço na formação continuada dos professores da educação infantil da região da AMOSC como um processo que tem contribuído significativamente no fazer pedagógico do professor e das equipes pedagógicas da educação infantil dos municípios de abrangência da associação”, relatou a Assessora em Educação da AMOSC, Locenir de Moura. Para isso, é fundamental a continuidade desse processo no dia a dia das escolas, a partir dos momentos de planejamento coletivos e hora atividade dos professores, finalizou a assessora.