Formosa do Sul realiza coleta seletiva

A partir deste mês de setembro iniciou a coleta seletiva de materiais recicláveis no perímetro urbano de Formosa do Sul. A ação é organizada pelo setor de Vigilância Sanitária de Formosa do Sul e tem por objetivo minimizar o impacto da produção maciça dos resíduos que são jogados na natureza ou vão para os aterros sanitários uma vez que alguns desses resíduos limavam anos para se decompor.

A coleta é realizada as terças-feiras por uma empresa especializada em reciclagem. Até o momento foram realizadas duas coletas em que foram recolhidos 2,500 kg de lixo reciclável. A Vigilância Sanitária orienta os munícipes a colocar o lixo reciclável em caixa de papelão ou sacos de ráfia e deposita-los ao lado das lixeiras convencionais, somente na terça-feira.

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora, as residências. É fundamental para destinação correta dos resíduos domésticos e promove o crescimento da consciência ambiental da população,  além da  criação de novos produtos através da reciclagem.

De acordo com a responsável pelo setor de Vigilância Sanitária de Formosa do Sul, Crislei Borsoi, colocar os papeis, vidros, metais, plásticos e outros materiais no lixo seco, separados dos restos de alimentos e outros materiais orgânicos, no lixo úmido, é uma tarefa simples. “Essa simples atitude faz muita diferença para o meio ambiente. Dessa forma melhoramos a limpeza da cidade e também ajudamos a combater a dengue e outras doenças causadas pelo acumulo de lixo, nas ruas, terrenos,  e margens dos rios”, ressalta Crislei.