Os professores da rede municipal de ensino de Águas Frias participaram na última segunda-feira (21), de uma tarde de estudos em ambiente diferente do convencional. O objetivo da atividade promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo é demostrar aos educadores, novas formas de ensino e aprendizagem. O encontro aconteceu na gruta da Linha Sede Figueira, Chapecó.
Conforme o secretário Sedinei Lemes da Silva retirar o professor de seu ambiente de trabalho é proporcionar uma atividade desafiadora. “Os educadores estão a todo o momento em contato com inúmeras atividades, esforços redobrados com alguns alunos desinteressados nos estudos, conteúdos de aprendizagem, grandes são as dificuldades na sala de aula, muitas enfrentadas que são impossíveis de deixar na escola e acabam sendo levadas para seus lares, então o exercício de fazer uma trilha da desaceleração é sempre muito bem vindo para atingirmos novas metas e novas ações em nossos trabalhos diários, e na profissão como educadores”, explica Sedinei.
Ele destaca ainda a importância de uma atividade diferente. “Voltar-se para si mesmo em sua existência é procurar um remédio que poucos conhecem, uma caminhada em meio à natureza para muitas pessoas pode ser um bom remédio para diversas dificuldades que a pessoa vem enfrentando, um fármaco poderoso, muitas pessoas também utilizam sua fé, a religiosidade para as dificuldades, algumas pessoas utilizam sedativos para problemas, talvez o sedativo não fosse útil para aquilo que estão sentindo no momento, um desacelerar, a calma, relaxamento pode resolver muitas questões, podem se tornar um remédio eficaz e profundo, um simples passeio em meio uma natureza pode acalmar nosso ser”, diz.
No inicio da atividade alguns educadores tiveram dificuldades em buscar a concentração quando o assunto era relaxar e curtir o momento de contemplação. Para a realização da atividade, a equipe da Secretaria disponibilizou estímulos durante o percurso da trilha, como música relaxante e alguns objetos pendurados no local com mensagens de tranquilidade, felicidade e um ambiente agradável, sem contato ou sinal de telefone. “No decorrer da atividade os participantes foram se acalmando e boa parte do grupo começou a sentir seu próprio coração, respiração profunda e o fluir do exercício para dentro de si mesmo, com a retomada aos sentidos bloqueados pelo corre-corre da vida, uma pitadinha de tranquilidade em uma segunda-feira a tarde se fazia presente”, salienta Sedinei.
Durante os relatos dos professores que foram compartilhados como parte do exercício, muitos trouxeram um objeto encontrado na trilha, representando o que estavam sentindo, objetos com folhas, terra, pedra e mensagens na trilha representando o momento. “Foi muito gratificante para equipe da secretaria, depoimentos que foram marcantes e profundos expressando como foi bom o exercício consigo mesmo”, relata um dos professores que estava com dores musculares e após a atividade não sentia mais nada.
Esta foi uma das atividades realizadas e com o bom resultado alcançado, a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo pretende dar continuidade no cronograma e mobilizar mais os educadores, desfrutando de espaços e belezas que temos em nosso município.