Prefeito esclarece situação de abatedouro de gado e suíno em sessão legislativa

A sessão da Câmara de Vereadores de Sul Brasil da última terça-feira, 15, teve presença do prefeito Éder Marmitt e vice-prefeito Vanderlei Gallina. Representando o Poder Executivo, os participantes prestaram esclarecimento sobre o fato do abatedouro de gado e suíno estar lacrado, apontando os motivos e falando sobre o futuro do empreendimento.

O prefeito Éder Marmitt atendeu solicitação do vereador Célio Signor, subscrita pelos demais vereadores, e participou da sessão para falar do assunto. “O prédio e os equipamentos são patrimônio público municipal, o espaço tem importância muito significativa para o desenvolvimento do município, gerando emprego e movimento econômico. Fomos pego de surpresa há duas semanas com o fechamento desse abatedouro de gado e suíno. O que sabemos e consta oficialmente é que desde 2015 vinha sendo feita recomendação para adequações, algumas foram feitas e outras foram vistas como inviáveis pelo comodatário, sendo que agora toda estrutura está lacrada pela Cidasc”, explicou.

Éder Marmitt comentou que agora está em andamento o trâmite legal. “O contrato realizado entre o Município e o comodatário estabelece claramente os compromissos das partes, e uma das cláusulas fala que o contratante deve obedecer às normas federais, estaduais e municipais, caso contrário até o Município pode ser penalizado. Dentro desta legislação estamos agora estamos estudando o que pode ser feito e como deve ser feito, buscando reabrir o abatedouro o mais breve possível dentre da legislação”, explica o prefeito.