Ontem (16), dezoito jovens aguasfrienses receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação durante cerimônia promovida pela Junta do Serviço Militar de Águas Frias, na sede da Associação dos Servidores Públicos de Águas Frias (Aspafri). Na ocasião, eles também fizeram o juramento à Bandeira.
A solenidade foi presidida pela secretária da Junta do Serviço Militar, Cristiane Pesavento e contou também com a participação de autoridades municipais, o prefeito Ricardo Rolim de Moura, a vice-prefeita Janete Daga, o vereador José Vicente e secretários municipais.
O prefeito Ricardo destacou a importância do ato para os jovens. “O ato é muito importante para o jovem, que se coloca à disposição da Pátria e segue sua vida civil normalmente buscando seus sonhos e objetivos, e assim nós do poder público cumprimos o nosso dever e legislação”, afirma.
O alistamento é obrigatório para homens de 18 a 45 anos. Jovens que não fazem o alistamento ficam impedidos de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.