Município não pode mais fazer agendamento de exames, consultas e cirurgias pelo SUS

Uma mudança no método de agendamento de consultas, exames e cirurgias está preocupando a Administração Municipal de Sul Brasil. A partir de agora, a fila de espera de todos os encaminhamentos do SUS serão definidos por um médico regulador que atenderá os municípios da região de Chapecó e as secretarias municipais de Saúde perdem a autonomia do agendamento.

Na manhã desta sexta-feira, 24, o prefeito de Sul Brasil, Éder Marmitt realizou reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde para tratar do assunto. “O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei 17.066/2017, estabelece que os municípios façam a adequação. Conversamos sobre o tema e agora a população deve estar consciente dessa mudança e compreensiva quanto à possível demora na fila de espera para exames, consultas e cirurgias via SUS”, explica o prefeito.

O secretário de Saúde, Cleonir Provenci, explica o que muda no procedimento. “Até então o paciente vinha consultar na UBS, se o médico sentia a necessidade encaminhava para a própria Secretaria Municipal de Saúde o pedido de exame ou consulta especializada e isso era agendado pelo Município. Agora o paciente vem à UBS, consulta e o médico encaminha os dados clínicos do paciente para a regulação em Chapecó, lá um médico avaliará a necessidade e colocará na fila de espera de acordo com a gravidade, sendo que o Município não tem mais poder de agendar pelo SUS, apenas alimentar o sistema regulador”, explica.

Filas zeradas de cirurgias devem ter pacientes novamente, como explica o secretário. “Sul Brasil é um município diferenciado pelo investimento em saúde e agora sai prejudicado com a mudança. Temos várias especialidades que não tem fila, outras têm poucos pacientes na espera. Agora a avaliação é regional, ou seja, municípios que tem fila de espera maior tem também maior probabilidade de serem atendidos antes, fazendo com que nossos pacientes fiquem mais tempo aguardando o procedimento de média e alta complexidade”, detalha.

O prefeito Éder Marmitt e secretário Cleonir Provenci, pedem a compreensão da população. “Viemos tornar de conhecimento público essa mudança e ao mesmo tempo pedimos a compreensão da população em relação à essa mudança”, finalizam.