Formação de professores do ensino fundamental da região da AMOSC

Deu início no último dia 18 de julho a formação continuada de professores da região da Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC) em parceria com Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A formação iniciou dias 18 e 19 nos polos de Chapecó envolvendo os municípios de Arvoredo, Coronel Freitas, Cordilheira Alta, Nova Itaberaba e Paial; Polo de Quilombo envolveu professores dos municípios de Formosa do Sul, Santiago do Sul, Irati, Jardinópolis e Quilombo. Dias 20 e 21 foi realizado a formação nos Polos de Nova Erechim, integrando os municípios de Pinhalzinho, Serra Alta, Sul Brasil e Nova Erechim e Polo de São Carlos envolveu os professores dos municípios de Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Guatambu e São Carlos. Os temas apresentados e discutidos com os professores foram: Desenvolvimento humano e mediação pedagógica: olhar a partir da Base Nacional Comum Curricular mediados pelos professores Elsio Corá, Willian Simões e Adriana Andreis; Educação e Democrática mediados pelos professores Derlan Trombetta, Rosenei Cella e Chaiane Bukowski; Qualidade de Vida e Saúde do Professor, mediado pelos professores Agnes de Fátima Cruvinel, Zuleide Maria Inácio, Paulo Henrique Guerra e Débora Tavares de Resende e Silva; Inclusão Educacional com a mediação das professoras Patrícia Graff, Lisia Regina Michels e Jane T. Donini Rodrigues. Os professores dividiram-se nos quatros polos de formação que ocorreram simultaneamente.

Esta formação de professores irá contar com várias etapas: três encontros presenciais por polos, envolvendo todos professores dos municípios sob mediação de professores formadores da universidade; quatro encontros presenciais com coordenadores e orientadores pedagógicos, dois encontros de estudos com os professores nos municípios mediados pelos coordenadores e orientadores pedagógicos. A certificação desta formação continuada será emitida pela UFFS, totalizando 40h para os professores e 48h para os coordenadores e orientadores pedagógicos.

Segundo o secretário de educação do município de São Carlos Sadi Baron, “a formação continuada de professores está contribuindo na motivação e na qualificação dos professores de forma articulada, aproximam teoria e a prática com a realidade dos municípios. Essas ações vão contribuir com a melhoria da educação e desenvolvimento da região”.