Iniciado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil, que leva a exibição grátis de filmes brasileiros a populações sem acesso as salas de cinema, promovendo cultura, arte e sustentabilidade.
Idealizado pela agência e produtora cultural Brazucah, o projeto conta com o patrocínio do consórcio que gere as PCHs instaladas em Arvoredo e apoio da Lei de Incentivo à Cultura, e visa a democratização do acesso público aos filmes nacionais, através da versatilidade do cinema itinerante, aliado com a sustentabilidade trazida pela tecnologia fotovoltaica.
Porém, o Cinesolar é mais que somente um cinema itinerante, ele também promove workshops de ecografite e a construção de instrumentos musicais com materiais reutilizados, transformando-se em um centro cultural móvel.
Em Arvoredo, a equipe do Cinesolar estará no dia 6 de outubro, sexta-feira, onde durante o dia, ocorre a Oficinema Solar, gravação de um filme com três horas de duração para 30 jovens com grupo de alunos ainda a ser definido, das 14 às 17 horas. As 19 horas, ocorrem as apresentações das sessões de cinema, com curtas metragens, filmes com temáticas infantis e ambientais em local fechado, no Centro Comunitário e aberto em frente a este espaço. As 20 horas, sessão do filme principal ainda a ser escolhido pelos gestores da Secretaria da Educação de Arvoredo.
O grupo da Brazucah esteve em Arvoredo, reunido com a prefeita Janete Bianchin, o Gerente de Educação, Antonio Conte e demais lideranças educacionais do município para apresentar a proposta.